Presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, recebe presidente da OAB, Claudio Lamachia

Entre os assuntos tratados, foi abordado o momento atual que o Brasil atravessa e o atendimento dos advogados pelos juízes. 

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, recebeu na tarde desta terça-feira (23), a visita do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, e do presidente da OAB-ES, Homero Mafra. Entre os assuntos tratados no encontro, foi abordado o momento atual que o Brasil atravessa e o atendimento dos advogados pelos juízes. 

Ao falar sobre o atual momento do País e as eleições do próximo domingo, o presidente do TJES disse: “A OAB está vigilante, o Poder Judiciário também, não poderia ser diferente, e pedimos a Deus que nós tenhamos sabedoria e possamos realmente escolher aquele nome que vai conduzir o Brasil, naquele caminho que todos nós esperamos, de prosperidade, de justiça social, com menos corrupção, com mais dignidade. É o que nós esperamos”, ressaltou o desembargador Sérgio Gama. 

 
 

O presidente da OAB disse que o Brasil vive um dos momentos, senão o momento mais delicado de sua história nacional. “Nós precisamos reduzir essa linha de extremismo que nós temos hoje, seja na linha da direita, seja na linha da esquerda, nós precisamos cada vez mais conscientizar o cidadão da importância do poder do voto”, disse o advogado. 

Lamachia acrescentou: “As eleições gerais que temos esse ano são, sem dúvida nenhuma, na minha avaliação, as eleições mais importantes desde a época da redemocratização do Brasil e, portanto, todo eleitor brasileiro tem que saber o que significa, sim, o seu poder/dever de voto”. 

O presidente da OAB-ES também afirmou que vivemos momentos difíceis, como disse o ministro Marco Aurélio Mello. “Nós estamos vivendo um momento de profunda divisão do país, mas, tudo isso tem que ser superado a partir da manifestação popular nas urnas. É um momento difícil, são tempos difíceis que vivemos no Brasil, mas nós confiamos que a nossa estrutura democrática é sólida o suficiente para que possamos atravessar todo esse período”, destacou o advogado Homero Mafra. 

Em relação à pauta dos advogados, os representantes nacional e estadual da Ordem dos Advogados do Brasil foram unânimes em destacar o respeito entre as instituições. O advogado Claudio Lamachia afirmou que ficou absolutamente impressionado com a relação de respeito demonstrada pelo presidente do Tribunal de Justiça em relação à advocacia. 

 

“As pautas que tratamos aqui são de importância para a instituição e para a OAB, onde reforçamos exatamente a importância das prerrogativas constitucionais dos advogados, a necessidade de que magistrados cumpram efetivamente a Lei 8906 e a própria Loman, que prevê o atendimento de advogados por parte de magistrados. Todo esse entendimento que vemos que o Tribunal de Justiça do Espírito Santo tem, como valorização do próprio trabalho do advogado”, disse o presidente da OAB. 

O presidente da OAB-ES também falou do apoio do desembargador Sérgio Gama para que os magistrados recebam os advogados. “Essa visão do presidente do Tribunal demonstra o respeito que ele tem pela advocacia, o sentimento de que a advocacia é realmente imprescindível para a administração da Justiça”, falou Homero Mafra. 

Também estiveram presentes na reunião, os juízes assessores da Presidência do Tribunal de Justiça, Fábio Brasil Nery e Paulo César de Carvalho, o conselheiro federal da OAB Luciano Machado, o conselheiro da OAB-ES Vladimir Sales Soares, e o presidente da Subseção da Serra OAB-ES, Ítalo Scaramussa.

Vitória, 23 de outubro de 2018.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo