A importância da prevenção contra a gripe

Vacinação estará disponível na rede particular de saúde para todas as idades

 
Após o verão, começa agora o outono e com isso, a queda de temperatura. Com a  propensão a menores temperaturas entre o final de março e outubro, cresce o risco de contágio pelo vírus da gripe e do vírus influenza A e B (até então, dois novos tipos de vírus da mesma família que transmite a gripe). Embora seja uma doença considerada banal, a gripe pode trazer graves complicações.
 
A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e  pode apresentar sintomas parecidos como o do resfriado (dores no corpo, congestão nasal, entre outros). O vírus é facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio do ar em forma de espirro, tosse ou fala. Por isso, a melhor forma de prevenir a gripe é através das boas práticas de higiene e principalmente pela vacinação antigripal.
 
A vacinação antigripal
 
O objetivo é criar imunidade para que as pessoas não contraiam a infecção ou, se isso não for possível, que tenham um quadro mais brando da doença, com menores riscos de complicações. Quem está nos seguintes grupos incluídos no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, pode receber a vacina gratuitamente nas campanhas nacionais que geralmente acontecem entre os meses de Abril e Maio:
 
GRUPOS PRIORITÁRIOS
– Pessoas abaixo de 2 anos ou acima de 60;
– Gestantes;
– Indígenas;
– Profissionais da Saúde;
– Pacientes com doenças crônicas.
 
Já para os adultos que não entram na faixa dos grupos prioritários, podem procurar a vacina em clínicas particulares. Os valores variam de R$ 50,00 a R$ 80,00. É importante tomar alguns cuidados antes de procurar pela vacina: converse com um médico especialista (infectologista ou imunologista), ou procure orientação num posto de saúde.
 
 
 
Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação – CSPS