A 17º campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, tem início hoje, segunda-feira (4) em todo o país. O objetivo é imunizar o chamado “grupo prioritário” composto por pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A gripe é uma doença que aparece subitamente e altamente contagiosa, sendo difundida por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. É importante destacar que a transmissão da gripe acontece, em maior frequência, no inverno devido ao clima e aos fatores agravantes como a manutenção de ambientes fechados sem ventilação.
De acordo com as licenças médicas do ano 2014, as doenças do aparelho respiratório foram responsáveis por 9,82% do total de licenças do PJES, sendo a quarta maior causa de afastamento entre servidores e magistrados.
A vacinação antigripal é considerada a maneira mais eficaz de prevenção contra a doença, além disso, evitar ambientes em que há aglomeração de pessoas, lavar bem as mãos e proteger o rosto ao espirar ou tossir são algumas recomendações para prevenir a doença.
Para as pessoas que não se enquadram dentro dos critérios do Ministério da Saúde ou optem em pagar a dose, podem procurar as clínicas de vacinação particulares. Nesta rede, além da vacina trivalente (idêntica ao do Ministério da Saúde) é possível adquirir a vacina tetravalente que protege contra mais um tipo de gripe do tipo B.