Já estamos em outubro e o movimento do Outubro Rosa é um dos assuntos mais comentados e abraçados nas ruas. A beleza da sutil luz rosa dá toques fraternos a favor da campanha em alguns dos monumentos e instituições do Brasil. O que realmente não deveria ser por menos, afinal, o espírito de luta, garra, fé e determinação pela cura desta doença é o ponto chave desta campanha. O objetivo do Outubro Rosa nós já sabemos e por trás deste movimento há toda uma história de amor ao próximo. Mas e você, sabe como ele surgiu?
A história se deu no final da década de 70, depois que Susan Goodman Komen, descobriu ter câncer ao diagnosticar um tumor na mama. Naquele momento a jovem se viu sem rumo, pois na época não havia tratamento para a cura da doença, muito menos métodos de prevenção. Sua sentença serviu de inspiração para que Nancy Goodman Brinker, irmã e melhor amiga de Susan, prometesse que faria o possível para descobrir a cura e a conscientização pública da cancerização na mama. Após dois anos do falecimento de sua irmã, que ocorrera em 1980, Nancy lançou a Fundação Susan. G. Komen for The Cure.
A partir deste momento as mulheres ganharam a maior aliada na busca da prevenção, diagnóstico, tratamento e cura da doença. O câncer de mama já tinha alta taxa de mortalidade entre as mulheres no mundo e quase zero de importância na sociedade. A luta de Nancy pela busca da cura contra o maior vilão cancerígeno nas mulheres é também, assim como na luta da cura e tratamento, uma história de superação. Viver naquela época onde os meios de comunicação sequer falavam a palavra ‘seio’ em sua programação e uma sociedade retrógrada que abordava o tema como tabu, não seria nada fácil. Mas como toda mulher guerreira, ela conseguiu dar voz ao movimento em muitas cidades nos Estados Unidos, à partir de então, as pessoas começaram a abraçar a causa, o que fez o poder público se interessar, discutir e estudar sobre a cura. Nancy provou que este era um movimento não só dela ou da irmã, mas sim de todo o mundo que busca qualidade de vida para as mulheres.
A campanha se popularizou mais ainda em Outubro de 1997, quando a Fundação Susan G. Komen for The Cure resolveu atrair o público a participar das primeiras edições da Corrida da Cura, realizado em Nova York e Califórnia. Nancy e os promotores estimulavam a população, empresas e entidades a se prevenir e participar da campanha no controle do câncer de mama. Todas essas ações eram direcionadas à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce. E para sensibilizar a população, as cidades de Yuba, CA, e Lodi, NY, se vestiram de laços rosa, homenagem a cor favorita de Susan. Corridas, partidas de boliche e até um desfile de moda com as sobreviventes do câncer de mama para resgatar a autoestima feminina dentro de cada uma foram realizadas. O sucesso foi tanto que assim surgiu o hoje conhecido OUTUBRO ROSA, cumprindo sua promessa a irmã e se propagando para todo o mundo como forma de conscientização.
As primeiras ações no Brasil apareceram apenas em 2002, com a iluminação em rosa do monumento do Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo-SP. Desde 2010 o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA, participa deste movimento. Promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de mama e divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais da saúde quanto para a sociedade.
Kerry Robert Lopes
Estagiário de Comunicação – CSPS