Os benefícios da música
Por Letícia Bazet
Os benefícios da música na vida das pessoas vão além do que a maioria imagina. Por meio da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), é possível auxiliar o tratamento de doenças de cunho emocional, mental e social.
De acordo com a Federação Mundial de Musicoterapia, seu objetivo é desenvolver potenciais e restabelecer funções do indivíduo para que ele possa alcançar uma melhor integração interpessoal e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento.
O tratamento é realizado por um profissional graduado em musicoterapia, que pode interagir com psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas, fonoaudiólogos e etc. Profissionais afirmam que a música atinge o sistema límbico, que é uma região do cérebro responsável pelas emoções, afetividades e motivação.
Coral como forma de integração
A música além de ser utilizada no tratamento de enfermidades, pode ser considerada também um meio de integrar e estreitar o relacionamento interpessoal. A participação no coral, por exemplo, é uma forma de trabalhar os benefícios da música. O desenvolvimento de habilidades/talentos individuais como serenidade, bom humor e concentração acabam melhorando a relação entre os coralistas, o que gera bem estar no grupo inteiro.
Sites consultados:
– http://www.musicoterapia.mus.br/musicoterapia.htm
– http://www.minhavida.com.br/conteudo/807-musicoterapia-cura-doencas-e-promove-o-bemestar.htm