A ferramenta também opera em conjunto com o acelerador de “análise de precedentes”, ou seja, quando o magistrado solicitar a elaboração de uma sentença, será feita uma consulta às bases dos tribunais superiores e do TJES para assegurar que haja alinhamento com esses julgados.
Mais uma inovadora ferramenta de Inteligência Artificial é lançada no Tribunal de Justiça do ES (TJES) neste mês de agosto. Desta vez, é um acelerador que possibilita a geração de documentos automatizados com alta qualidade e precisão. O acelerador já está disponível, em uma versão inicial, e novas funcionalidades já estão em fase de homologação.
Essa nova tecnologia foi criada por meio da parceria do TJES com a startup Xértica, empresa de consultoria em IA e parceira do Google Cloud na América Latina. Os juízes e servidores do tribunal, envolvidos no projeto aperfeiçoaram e ajustaram as ferramentas, em conjunto com a equipe técnica da Xértica, possibilitando o melhor desempenho entre os aceleradores disponíveis.
O acelerador vai permitir a geração de modelos próprios, para a produção de documentos automatizados, por cada usuário e suas categorias processuais. Vai permitir também o compartilhamento de modelos por meio de uma galeria. Será possível o usuário que criou a “categoria processual” defini-la como pública e, a partir daí, outro usuário vai conseguir usar esse modelo para produzir as próprias minutas.
A geração das minutas, a partir dos processos, também poderá ser customizada com prompts de especialização e, a nova versão, vai receber progressivos refinamentos a partir da interação com o usuário. Os prompts serão compartilhados na galeria, que funcionará como uma “biblioteca de prompts”.
Por fim, a ferramenta também opera em conjunto com o acelerador de “análise de precedentes”, ou seja, quando o magistrado solicitar a elaboração de uma sentença, usando a “geração de minutas”, será feita uma consulta às bases dos tribunais superiores e do TJES, entre outros, para assegurar que haja alinhamento com esses julgados.
Todos os arquivos gerados já ficam disponíveis no Google Workspace e, futuramente, o acelerador de “geração de minutas” será integrado ao módulo de gabinete do PJe, que já está em fase final de desenvolvimento. Com isso, será possível interagir diretamente com a I.A., sem necessidade de baixar os autos separadamente.
Vitória, 29 de agosto de 2025
Texto: Carol Veiga
Carol Veiga
Assessora de Imprensa e
Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br