Adequação de serviços: servidores participam de curso

Assyst B 130

Software permitirá a adequação dos processos de todos os serviços de TI.

Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) participarão de treinamento para utilização do software Assyst, da Axios, que permitirá a adequação dos processos e ferramentas de todos os serviços de Tecnologia da Informação (TI) do Poder Judiciário Estadual às boas práticas do mercado internacional.

Os 40 servidores convocados para o curso serão dividirão em duas turmas, o primeiro grupo se reunirá de 14 a 17 de setembro, e o segundo de 21 a 24/09. Os encontros acontecerão das 13 às 17 horas, na Sala de Informática da Emes, no prédio da Corregedoria Geral da Justiça. A convocação foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario) na última quinta-feira, 11.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Jean Carlos de Oliveira, a primeira fase do projeto tratará das questões relativas ao atendimento, e a expectativa é que os primeiros processos estejam em utilização ainda este ano.

Em paralelo ao treinamento para utilização do sistema, direcionado para servidores e estagiários do suporte e help desk, e técnicos da STI que atuam no interior do Estado, outra equipe se reúne periodicamente, junto com a empresa contratada, para fazer o mapeamento dos processos. Atualmente o grupo finaliza a construção do fluxo de atendimento e do Catálogo de Serviços, que conterá a descrição de todos os serviços oferecidos por sistema e nível de atendimento.

Em uma etapa posterior, será disponibilizado um ambiente para o usuário na intranet, onde haverá a possibilidade de selecionar a necessidade nesse catálogo de serviços, visualizar e acompanhar as demandas. Cada solicitação terá um prazo de atendimento estipulado de acordo com os estudos realizados.

O projeto

Todo o projeto terá duração de aproximadamente 03 anos e a implantação de processos de gerenciamento de serviços de TI serão baseados na ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que é o modelo de referência internacional para gerenciamento de processos aplicados a infraestrutura, operação e suporte aos serviços de Tecnologia da Informação. A implantação do gerenciamento da ITIL será gradual, sendo necessária a revisão dos processos implantados regularmente, a fim de se alcançar maior maturidade no decorrer do tempo.

Junto com o software, também foi contratada a modelagem e a implantação de alguns processos, como: Função Central de Serviços, Cumprimento de Requisição, Gerenciamento de Incidentes, Gerenciamento de Nível de Serviço, Gerenciamento de Problema, Gerenciamento de Mudanças, Gerenciamento de Liberação e Implementação, Gerenciamento de Configuração e de Ativos de Serviço, Gerenciamento de Conhecimento e Gerenciamento de Catálogo de Serviço.

Vitória, 11 de setembro de 2015

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva  – elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo