Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos promove reunião

forum ass sociais 130

O atendimento ao homem autor de violência foi o tema do encontro.

forum ass sociais 400

Servidores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) reuniram-se na tarde desta sexta-feira (27), no salão Pleno do Palácio da Justiça, para discutir o tema “Masculinidades e o atendimento ao Homem na Lei Maria da Penha”. O encontro integra as atividades do Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos (FASP) do TJES, que bimestralmente reúne os profissionais da área para debater questões técnicas.

Além dos assistentes sociais e os psicólogos do Poder Judiciário Estadual, o evento contou com a presença de representantes da Coordenadoria Estadual do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica (Nevid) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), da Coordenadoria do Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (CAVVID) da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A formação foi conduzida pelo representante da Comissão de Violência do FASP, Willer Tavares, que mediou a mesa composta pela professora universitária e doutora em Geografia pela UFMG, Gilsa Barcelos; pelo membro da coordenação do Fórum de homens capixabas pelo fim da violência contra as mulheres e tutor do curso de Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça da Ufes, João José Barbosa Sana; e, pela coordenadora do atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (CAVVID) da Prefeitura Municipal de Vitória, Lorena Padilha Pereira.

A professora Gilsa Barcelos fez uma abordagem teórica e histórica sobre as questões de gênero. Além de explanar sobre o contexto histórico, ela falou sobre casos recentes de violência contra a mulher e sobre a necessidade de reflexão sobre essas questões, que interferem diretamente no trabalho dos assistentes sociais e dos psicólogos. “Nós temos que refletir mais, repensar, inclusive no sentido de pensar estratégias diante disso”, afirmou a professora.

A contribuição masculina pelo fim da desigualdade e violência de gênero foi abordada pelo professor João José Barbosa Sana, que falou sobre a discussão promovida pelo Fórum de homens capixabas por meio do facebook e das reivindicações do grupo, como plena implementação da Lei Maria da Penha, respeito à diversidade sexual, implementação e ampliação de juizados especiais de enfrentamento à violência contra as mulheres, ampliação da defensoria pública e implementação do atendimento ao autor da violência contra a mulher.

A coordenadora da CAVVID apresentou as experiências de trabalho com homens autores de violência. Lorena Padilha Pereira explicou que a coordenadoria atende o homem agressor ou suposto agressor por meio de atendimento individual a outra parte ou por meio do Grupo Reflexivo de Gênero: Espaço Fala Homem, uma parceria entre a CAVVID e a 11ª Vara Especializada em Violência Doméstica.

Vitória, 27 de junho de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva |  elcrsilva@tjes.jus.br

 

 

Pular para o conteúdo