O encontro aconteceu na última sexta-feira e trouxe como convidados os professores e psicólogos Roberta Belizário Alves e Thiago Drummond Moraes.
O Ministério da Saúde, por meio da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), promove melhores práticas de diagnóstico, elaboração de projetos terapêuticos e orientação para ações de Vigilância e Promoção da Saúde. Dessa maneira, vendo a necessidade de abordar esse assunto cada vez mais, o Roda de Conversa da última sexta-feira (12) foi palco de um enriquecido bate-papo sobre o tema “Causas do Esgotamento físico e mental no trabalho”.
O diálogo é uma iniciativa da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS), que nessa edição promoveu uma conversa destinada a todas as pessoas integrantes do PJES, assim como, seus familiares. Para orientar, foram convidados como facilitadores os psicólogos e professores do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Roberta Belizário Alves e Thiago Drummond Moraes.
Após todos se apresentarem, com o clima descontraído, a professora iniciou o debate explicando sobre do que é e de como é causado o “Burnout”, logo depois, foi a vez do professor discutir as facilidades que podem levar à doença, tais como, características pessoais, organizacionais, características do trabalho e sociais.
Além disso, também foi assunto da conversa a normalização do estresse no ambiente de trabalho, e, por fim, os sintomas físicos, comportamentais, psíquicos e defensivos, que podem ser apresentados. Durante todo o momento, as participantes e os participantes presentes puderam tirar dúvidas, além, é claro, de expressarem suas opiniões acerca do tema.
Roda de Conversa
O projeto Roda de Conversa está a todo vapor nas tardes do Tribunal, o bate-papo é destinado a todas as trabalhadoras e todos trabalhadores que desejam ter um momento de aprendizado. Além disso, os bate-papos são abertos para os familiares que se interessarem em participar.
Para desenvolver o diálogo sobre os temas propostos sempre são convidados facilitadores que trabalham diretamente com o assunto e que tenham experiência na área, com o intuito de contribuir para o melhor debate possível, pensando que, a partir da experiência dos profissionais, as pessoas convidadas possam trazer vivências, opiniões, questões e reflexões da maneira que se sentirem confortáveis.
Vitória, 15 de julho de 2024
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Monique Ferreira | imprensa@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES