A obra “O Tribunal Multiportas – Como instrumento eficaz na contenção da judicialização e litigiosidade no processo civil” é de autoria da servidora do TJES Eunides Mendes Vieira.
A mediadora e chefe de secretaria da 2ª Vara Cível de Serra, Eunides Mendes Vieira, lançou a obra “O Tribunal Multiportas – Como instrumento eficaz na contenção da judicialização e litigiosidade no processo civil”, com abordagens acerca da resolução de conflitos.
Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidad Deo Museo Social Argentino, a autora busca apresentar em seu livro os melhores meios para a resolução de litígios, para além do poder judiciário. “O maior objetivo é informar e fomentar o máximo que puder para que a população brasileira saiba que a jurisdição estatal não é a única forma de resolução de contendas. O desconhecimento da sociedade acerca desse novo modelo de acesso à Justiça, conciliação, mediação e arbitragem, ainda, infelizmente, é imenso, até mesmo entre os próprios acadêmicos de Direito que estão finalizando o curso” expôs a escritora.
A obra também traz temas como morosidade processual, crise do Poder Judiciário em relação a solução de conflitos dos processos civis, sistema multiportas, autotutela e autodefesa e arbitragem.
A servidora, que trabalhou por 9 anos no Tribunal da Justiça da Bahia, é formada em direito, graduada em estudos sociais, e possui especialização em Arbitragem, Conciliação e Mediação.
Vitória, 07 novembro 2022
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Layna Cruz | lascruz@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br