Juiz consultou a vigilância sanitária e adotou medidas de segurança para evitar o contágio pelo coronavírus.
A 1ª Vara Criminal de Viana retomou, nesta quinta-feira (01/10), os julgamentos do tribunal do júri.
Antes de dar início a essa nova fase, tendo em vista a pandemia de Covid-19, o juiz Carlos Henrique Rios do Amaral Filho, titular da Vara, solicitou uma visita técnica da vigilância sanitária sobre a possibilidade de retomar as sessões do júri presenciais, e sobre a capacidade do salão do júri do Fórum de Viana. A vigilância sanitária deu um parecer informando quantas pessoas poderiam ocupar o salão com o distanciamento necessário.
O sorteio dos jurados foi realizado na área externa do Fórum, com o ingresso no recinto apenas daqueles que foram sorteados. A entrada foi restrita aos envolvidos no julgamento e o salão do júri foi adaptado para que os jurados ocupassem a parte destinada à plateia, em mesas individuais.
O réu foi interrogado no plenário e depois encaminhado para a sala de audiências, que fica ao lado, onde o juiz estava acompanhando o júri via videoconferência, com transmissão pelo cisco webex, para diminuir o número de pessoas no salão.
De acordo com o magistrado, as sessões serão realizadas todas as quintas-feiras, até o final do ano, nos processos de réus presos.
Vitória, 01 de outubro de 2020
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br