Acessibilidade do TJES convida servidores para curso sobre a Central de Intermediação em Libras

Pessoas utilizando Libras para se comunicarem.

A formação acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro.

A Comissão de Acessibilidade e Inclusão convida os servidores do Poder Judiciário (PJES) a participarem da formação para utilização do serviço da Central de Intermediação em Libras do Espírito Santo (CIL-ES), que acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro, por meio de plataforma gratuita de videoconferência. O curso será ministrado pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado.

A CIL é uma ferramenta que pode ser utilizada por pessoas com deficiência auditiva ou surdez usuárias de Libras, a fim de viabilizar a comunicação e garantir o desenvolvimento da autonomia e potencialidade desse público.

Lançada no último dia 22, a Central de Intermediação em Libras trabalha na tradução simultânea da comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, com a interpretação sendo feita por meio de aplicativo de videochamada, disponível para sistemas IOS, Android e Windows.

Além de ser utilizado em qualquer situação do dia a dia dessas pessoas, o serviço também poderá ser aplicado no atendimento inicial no âmbito Judiciário, assim como em outros órgãos públicos, por meio de imagem em tempo real entre intérpretes da Central e as pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas, usuárias de Libras, estando disponível 24 horas por dia para atender as situações de emergência e com intérpretes trabalhando em regime de plantão sete dias por semana.

Por ofício, o desembargador Jorge Henrique Vale dos Santos, presidente da Comissão, solicitou a indicação de, pelo menos, um servidor de cada unidade judiciária para participar da formação, objetivando prestar um melhor atendimento às pessoas que usam a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar.

Dessa forma, os interessados podem consultar abaixo o dia, horário e link da formação de acordo com o município da sua unidade:

  • Dia 14/12/2021, das 9h às 10h30:

Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Governador Lindemberg, Jaguaré, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Vila Pavão, Vila Valério.

Link: https://meet.google.com/nwz-toqa-ujf?hs=224

  • Dia 15/12/2021, das 9h às 10h30:

Viana, Vila Velha, Vitória, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua,Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui,Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta.

Link: https://meet.google.com/oqx-ixua-yhz?hs=224

  • Dia 15/12/2021, das 14h às 15h30:

Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra e Venda Nova do Imigrante.

Link: https://meet.google.com/qeq-gzkh-goe?hs=224

Vitória, 10 de dezembro de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Thayná Bahia | tbsimoes@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo