Comissão do TJES recebe sugestões sobre novo CPC

Novo CPC Set2015 280

Prazo para enviar sugestões acaba em 02 de outubro. Relatório será entregue à presidência no próximo mês.

Novo CPC Set2015 400A Comissão de Estudo do Novo Código de Processo Civil (CPC) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) recebeu, na tarde desta sexta-feira (18), uma série de sugestões para conclusão do relatório a ser elaborado. As colaborações foram feitas por advogados públicos e privados em encontro realizado no Salão do Tribunal Pleno.

Presidente da comissão, o desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy abriu os trabalhos destacando a importância das sugestões dos advogados presentes para a formatação do relatório que será enviado para a presidência do TJES ao final dos trabalhos.

O magistrado destacou ainda que as sugestões para os estudos do TJES sobre o novo CPC devem ser encaminhadas impreterivelmente até o dia 02 de outubro para o seguinte endereço eletrônico: estudosncpc@tjes.jus.br. Este é o prazo limite, uma vez que a comissão tem até o dia 13 de outubro para concluir o relatório.

Além dos juízes que compõe a comissão, a audiência pública recebeu o procurador de Justiça Josemar Moreira. Ele ressaltou que o MPES também tem se debruçado sobre o novo CPC e que as contribuições da comissão vão contribuir para facilitar a adequação daquele órgão às normas.

Representando a Procuradoria Geral de Vila Velha, a advogada Daniele Castro informou que o órgão já se aprofundou nos estudos e pretende elaborar um relatório e enviar à comissão até o dia 02 de outubro. 

Entre os advogados que fizeram sugestões pessoalmente à comissão na audiência pública, Ricardo Carneiro disse acreditar que este é apenas o primeiro passo sobre o tema. “Estudamos o novo CPC desde 2013 e agora estamos na fase de aprofundamento do tema. O caminho até a prática ainda é longo”, refletiu o advogado.

Já o advogado Sávio Pimentel acreditou ser acertada a decisão de ouvir a classe. Ele deu sugestões para a comissão sobre a nova legislação relativa ao usucapião administrativo,  reforçando que o debate proporciona a aplicação correta do novo CPC.

A comissão que estuda os reflexos do novo CPC, tanto na 1ª quanto na 2ª instâncias, foi instituída por meio do Ato Normativo nº 170/2015, publicado no e-diário do último dia 18 de agosto. Além do desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy, que preside a comissão, compõem o grupo os juízes Délio José Rocha Sobrinho, Júlio César Babilon, Manoel Cruz Doval, Salomão Akhnaton Zoroastro Spencer Elesbon, Thiago Xavier Bento e Bruno Silveira de Oliveira. O novo Código de Processo Civil entra em vigor no dia 17 de março de 2016, um ano após a data de sua publicação oficial.

Vitória, 18 de setembro de 2015.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Leonardo Quarto – laquarto@tjes.jus.br

Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende

Assessora de Comunicação do TJES

Tel.: (27) 3334-2261

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo