Os participantes receberam orientações práticas sobre a utilização do sistema do Plano Estratégico.
Magistrados e servidores engajados na construção do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário Estadual se reuniram no Salão Nobre do Palácio da Justiça, na tarde desta quarta-feira (17), para receber orientações práticas sobre a utilização do sistema e a inserção de indicadores, causas e consequências que comporão o diagnóstico situacional do Judiciário Estadual.
Os magistrados e servidores presentes, que fazem parte do Comitê de Planejamento, participam de todas as etapas do Plano Estratégico. Para fazer parte do Comitê, os interessados podem enviar um e-mail para grupodecontrole@tjes.jus.br e solicitar o acesso ao sistema.
Após esse procedimento, o participante receberá login e senha e poderá acompanhar a elaboração do plano em tempo real, além de inserir indicadores que comporão o diagnóstico situacional do Poder Judiciário.
O Planejamento Estratégico do Poder Judiciário Estadual estabelecerá as diretrizes que a instituição seguirá nos próximos anos, por meio de uma revisão do planejamento já existente e em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sempre em busca de uma efetiva prestação jurisdicional.
A Resolução nº 70/2009 do CNJ, que dispõe sobre o planejamento e a gestão estratégica do Judiciário, estabeleceu como objetivos a promoção da efetividade no cumprimento das decisões, a garantia da agilidade nos trâmites judiciais e administrativos; e a busca da excelência na gestão de custos operacionais, dentre outros. Em julho de 2014, o CNJ também publicou a Resolução nº 198, que institui a Estratégia Nacional para o Poder Judiciário no período 2015/2020 e norteia o TJES na construção do seu planejamento.
Vitória, 17 de dezembro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br