Comitê Gestor de Atenção ao 1º Grau promove reuniões

comite 1grau 130

Plano de ação trata da implementação da Política Nacional de Atenção ao 1º Grau.

comite 1grau 400Os membros do Comitê Gestor Regional Orçamentário e de Gestão e Implementação da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição se reuniram, na tarde desta sexta-feira (17), com um grupo de juízes do Poder Judiciário Capixaba. A visão dos magistrados quanto à situação do primeiro grau de jurisdição contribuirá para a elaboração do plano de ação pelo Comitê, que no dia 23 de outubro também ouve os representantes do Sindijudiciário, da Amages e da Emes.

Segundo a magistrada Gisele de Souza de Oliveira, integrante do Comitê Gestor, o trabalho fará um diagnóstico da realidade do Judiciário no Estado. “Como a taxa de congestionamento do primeiro grau é muito maior que a do segundo grau; e como o segundo grau, em regra, está muito mais bem aparelhado do que o primeiro grau, o que o CNJ estabeleceu como Política Nacional é exatamente valorizar o primeiro grau, com estrutura, com orçamento e com recurso”, destacou a juíza.

O juiz da Vara da Fazenda Pública Municipal de Vila Velha, Délio Rocha, participou da reuniu e elogiou a resolução que prioriza o primeiro grau. “A população precisa, realmente, de uma Justiça mais ágil e mais célere, e essa Justiça mais ágil e mais célere passa exatamente pelo aprimoramento do Juizado de primeiro grau”, apontou o magistrado.

Até o momento, o comitê já realizou 19 reuniões e ouviu membros de todas as secretarias e coordenadorias do Tribunal de Justiça. Os trabalhos, iniciados no dia 25 de agosto, seguem um planejamento com calendário de ações a serem desenvolvidas. A equipe espera que, no final de outubro, com o encerramento das oitivas e coletas de dados, o Plano de Ação comece a ser construído.

De acordo com os membros representantes dos servidores, Dizolina Baldotto e Wanderley José do Carmo, este Plano de Ação deve equalizar a distribuição da força de trabalho entre primeiro e segundo graus, proporcionalmente à demanda de processos; garantir orçamento adequado ao desenvolvimento das atividades judiciárias da primeira instância; prover infraestrutura e tecnologia apropriadas ao funcionamento dos serviços judiciários; incentivar o diálogo com a sociedade e com instituições públicas e privadas; adotar medidas para conferir tratamento adequado às demandas de massa, fomentar o uso racional da Justiça e garantir distribuição equitativa dos processos judiciais entre as unidades judiciárias de primeiro grau.

O Comitê Gestor Regional foi instituído por meio do Ato Normativo nº 150/2014 do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Bizzotto, com a missão de apresentar à presidência o plano de ação para implementação da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição.

A equipe é composta pelos magistrados Carlos Magno Moulin Lima, Gisele de Souza de Oliveira, Luciano Costa Bragatto, Daniel Peçanha Moreira (suplente) e Lyrio Régis de Souza Lyrio (suplente); e pelos servidores Wanderley José do Carmo, Dizolina Maria Baldotto, Juliano Cardoso Bolzan (suplente) e Diana Theodoro Goetze (suplente).

Vitória, 17 de outubro de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo