Comitê Gestor de Participação Feminina no Poder Judiciário planeja uma série de ações em 2026

Na pauta, o calendário de diversas ações para o novo ano e a realização de um evento presencial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Incentivar a participação feminina no Poder Judiciário do Estado do ES é um dos objetivos do Comitê Gestor de Incentivo à Participação Institucional Feminina e Equidade de Gênero que realizou nesta quinta, 29/1, a sua primeira reunião do ano. A presidente da Comissão, Desembargadora Heloisa Cariello e a vice-presidente, a juíza Maiza Silva Santos, deram as boas vindas às novas integrantes, as juízas de Direito, Maria Jovita Ferreira Reisen e Ana Flavia Melo Vello.

A reunião contou também com a participação das integrantes da Comissão, as juízas Gisele Souza de Oliveira e Sayonara Couto Bittencourt. Na pauta, o calendário de diversas ações para o novo ano e a realização de um evento presencial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no mês de março, em parceria com departamento feminino da AMAGES (Associação dos Magistrados do ES) e Ouvidoria da Mulher do TJES.

O Comitê Gestor de Incentivo à Participação Institucional Feminina foi instituído por meio da Resolução TJES nº 42/2024 e posteriormente reestruturado por meio da Resolução nº 100/2024, tendo como objetivo fomentar a participação feminina dentro do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo.

O Comitê tem como principais atribuições a elaboração de diagnósticos, estudos e análises sobre a participação da mulher no âmbito do PJES e a proposição de ações concretas voltadas à paridade de gênero, raça e etnia no Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo.

A instituição do Comitê segue o disposto na Resolução CNJ nº 255/2018, responsável pela instituição da Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, e visa atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Carol Veiga
Assessoria de Imprensa e Comunicação do TJES

Vitória, 30 de janeiro de 2026

Pular para o conteúdo