Conclusão automática de pedidos urgentes é a nova automação do TJES

Com essa medida, os processos que demandam análise urgente chegarão mais rapidamente aos magistrados.

Os avanços não param! Uma nova automação no Sistema Pje foi implantada para atender 1º Grau de Jurisdição. O objetivo é otimizar o fluxo de processos com pedidos urgentes tornando-o mais ágil e eficiente. A novidade abrange todos os processos de competência dos Juizados Especiais Cíveis e dos Juizados Especiais da Fazenda Pública.

A partir de agora, sempre que, no momento do protocolo da petição inicial, houver a indicação de que existe pedido de liminar ou de antecipação de tutela – e que o caso não seja de plantão judiciário –, o sistema realizará automaticamente uma série de ações:

Conclusão imediata do processo para a tarefa “[G] Ato judicial – minutar decisão (inicial – urgência)”; Registro automático do movimento “Conclusos para decisão”; Aplicação da etiqueta “Automação liminar” para facilitar a identificação do processo.

Com essa medida, os processos que demandam análise urgente chegarão mais rapidamente ao magistrado responsável, reduzindo etapas manuais e contribuindo para maior celeridade no atendimento às demandas da sociedade.

A implantação da funcionalidade reforça o compromisso do Tribunal de Justiça do ES (TJES) com a inovação tecnológica e a melhoria contínua dos serviços judiciais, utilizando recursos de automação para apoiar magistrados, servidores e cidadãos

Vitória, 15 de agosto de 2025

 

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES

Pular para o conteúdo