Confira o espaço virtual do Centro de Memória do Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Mulher usando computador.

Na página do Centro de Memória é possível acessar fotos dos prédios da Justiça ao longo dos anos, informações sobre a história do Poder Judiciário e galeria dos presidentes.

Em meio às comemorações dos 130 anos do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o Centro de Memória do Judiciário capixaba ganhou um espaço online para abrigar o registro de objetos, mobiliários e processos antigos que contam sua história no decorrer dos anos.

O espaço físico foi fundado em 2015 e, desde então, peças e documentos foram disponibilizados ao público, tornando acessível inestimável acervo, contendo artigo escrito por Ruy Barbosa em 1921, processos de 1890 e edital para concurso de juiz de São Mateus e Anchieta de 1720. Além de objetos, como uma urna de sorteio de Júri e um sino utilizado nos leilões em Praça Pública, na Comarca de Santa Teresa, e móveis do antigo Tribunal do Júri da Comarca de Colatina.

Com a inauguração da página do Centro de Memória, disponível no site do TJES, este rico material agora está disponível online para todos os usuários, rompendo a barreira da distância e da disponibilidade. E ainda mais, pois na página do Centro de Memória os visitantes também encontram fotos dos prédios da Justiça ao longo dos anos, informações sobre a história do Poder Judiciário, e galeria dos presidentes.

Segundo o juiz de Direito Getúlio Pereira Neves, integrante da Comissão de Gestão e Memória do Tribunal de Justiça, “parte substancial da história do Espírito Santo pode ser contada por meio dos registros processuais que mantemos nos nossos arquivos, resultado do trabalho diário de servidores e magistrados para servir às partes e ao público em geral. Os processos de guarda permanente constituem o acervo ao qual recorrem os pesquisadores para aclarar fatos, entender acontecimentos e resguardar direitos”.

Acesse a página do Centro de Memória em: https://www.tjes.jus.br/institucional/setores/secretaria-judiciaria/coordenadoria-de-gestao-da-informacao-documental/museu-da-justica/

Macrodesafio: Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a Sociedade

Vitória, 07 de janeiro de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo