Cooperação com o Sistema Processual E-Proc é assinado no TJES

A ferramenta vai garantir mais agilidade e eficiência na tramitação dos processos.

Facilitar o trabalho de magistrados, servidores e da advocacia faz parte da missão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A nova ação afirmada neste sentido foi a assinatura do termo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para utilização do sistema processual e-Proc, desenvolvido pelo TRF4 e já utilizado em diversos tribunais do país.

O acordo foi assinado pelos presidentes dos dois tribunais – desembargador Samuel Meira Brasil Jr (TJES) e desembargador federal João Batista Pinto Silveira (TRF4). Também participaram da solenidade os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do TRF da 2ª Região (TRF2).

Com o termo de cooperação, o TJES se torna o 19º tribunal brasileiro a ter acesso à ferramenta, que vai facilitar o trabalho de magistrados, servidores e da advocacia. Entre os benefícios, está a unificação: Justiça Federal e TJES passarão a usar o mesmo sistema, trazendo mais agilidade e eficiência.

A implantação começa pela competência delegada em matéria previdenciária, conforme informou o juiz federal Eduardo Picarelli, auxiliar da Presidência do TRF4. A JFES será um dos órgãos responsáveis por prestar apoio técnico na área de TI ao projeto, o que inclui, nesse caso, infraestrutura de sustentação e instalação do sistema e-Proc. Estiveram presentes no evento, desembargadores do TJES, representantes dos órgãos envolvidos, além da presidente da OAB-ES, Érica Ferreira Neves.

Vitória, 17 de setembro de 2025

 

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social do TJES
imprensa@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo