Desejamos que a sua folia e a de sua família seja marcada pela paz e pela alegria.
O Tribunal de Justiça do ES (TJES) participa de várias ações contra todos os tipos de assédios e também campanhas de apoio às mulheres e orientações sobre o período do Carnaval seguindo as premissas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Para reforçar as iniciativas, a desembargadora Rachel Durão, supervisora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES, escreveu e gravou em vídeo uma mensagem que orienta as mulheres a curtirem de maneira segura, evitando o desrespeito, importunações sexuais e outros tipos de violência, afinal, “não é não”.
Desejamos que a sua folia e a de sua família seja marcada pela paz e pela alegria. Segue a mensagem que pode ser assistida em forma de vídeo no Instagram do Tribunal de Justiça do ES.
“Vem aí o Carnaval, tempo de folia, alegria, mas também de cuidado. Que essa festa linda seja marcada pela alegria, pela diversão e, sobretudo, pela responsabilidade. Que este período festivo também seja vivido com respeito ao próximo, cuidado com a vida e observância às leis, para que possamos celebrar o carnaval com segurança.
Por falar em segurança, deixo aqui um aviso especial às mulheres: Evitem estar sozinhas em lugares isolados; procurem adquirir bebidas apenas em locais confiáveis; não aceitem bebidas de desconhecidos para evitar serem vítimas do chamado golpe “Boa Noite, Cinderela”.
Muito cuidado com as importunações sexuais que incluem toques indesejados, beijo forçado ou qualquer ato de cunho sexual sem o consentimento da mulher — isso é crime. Caso alguma situação de violência ou abuso aconteça, procure imediatamente a Delegacia mais próxima ou ligue 180. E lembre-se: NÃO É NÃO!
Vitória, 13 de fevereiro de 2026.
Texto: Carol Veiga
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação do TJES








