Crianças e adolescentes vítimas de violência terão salas de depoimento ampliadas em 2025

sala pequena com decoração simples contando com uma mesinha infantil na cor amarela e em uma mesa de cabeceira um dinossauro de pelúcia na cor azul. no alto da parede esquerda uma câmera de vigilância

Além da ampliação das salas de Depoimento Especial, TJES prevê também nova formação de entrevistadores para este ano.

Atento à necessidade de entrevista com o respeito às garantias e à proteção dos direitos das crianças e adolescentes vítimas de violência, o Tribunal de Justiça do ES (TJES) implementou o Depoimento Especial em todo o Espírito Santo, desde 2019, por meio dos Atos Normativos TJES nº 64/2019 e 133/2022, sob a liderança do desembargador supervisor das Varas da Infância e Juventude, Jorge Henrique Valle dos Santos. O próximo passo agora é ampliar, neste ano de 2025, o número de salas e uma nova formação de entrevistadores.

Atualmente, o Poder Judiciário estadual conta com 13 salas regionalizadas dedicadas ao Depoimento Especial, todas elas equipadas com o material necessário para a realização deste ato, respeitando as diretrizes, garantias e princípios contidos na Lei 13.431, ou seja, local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaço físico que garantem a privacidade da criança ou do adolescente vítima ou testemunha de violência.

Estas salas estão instaladas e em funcionamento constante nas Comarcas de Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibiraçu, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Cabe ressaltar que estas 13 salas atendem a demanda de todo o estado e contam com o corpo técnico de 38 entrevistadores forenses adequadamente capacitados, conforme o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense, em formação realizada pela Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo – EMES.

Além disso, a Presidência do TJES já autorizou a instalação de outras 5 salas estruturadas de Depoimento Especial em diferentes comarcas do interior do estado e nova formação de entrevistadores forenses também pela Emes ainda em 2025, contribuindo de maneira significativa com a ampliação dos atendimentos e a capilaridade desta atenção em âmbito judicial.

Os Atos Normativos TJES nº 64/2019 e 133/2022, além de regulamentar a pauta, instrumentalizaram a construção de um fluxo estruturado de atendimento, instalando as salas de depoimento especial e atribuindo aos diretores dos Foros a adoção de providências para o agendamento e utilização adequada destes espaços, de acordo com as peculiaridades locais, devendo, inclusive, autorizar a utilização pelas Comarcas e Juízos que ainda não foram contemplados com a instalação da estrutura necessária.

Vitória, 24 de abril de 2025

 

Com informações da Coordenadoria das Varas da Infância e Juventude do TJES.

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES
imprensa@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo