A partir do 4º ano de aposentadoria, a pessoa engorda 10 Kg. Do 8º ao 10º, desenvolve doenças. Planejar a aposentadoria ajuda a evitar.
O 2º Grupo de Preparação para Aposentadoria (PPA) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) se reuniu na tarde desta sexta-feira (03), no prédio da Corregedoria Geral da Justiça, para o primeiro encontro do grupo. Durante o mês de outubro, 36 servidores participantes, que atualmente programam a aposentadoria, participarão de outros quatro encontros sobre projeto de vida; finanças e orçamento doméstico; direito previdenciário e saúde.
Na reunião de abertura, o servidor Wellington Carvalho Saldanha, participante do 1º Grupo de PPA, realizado em 2013, deu seu depoimento sobre a importância do grupo no planejamento de sua aposentadoria. As servidoras da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) Rosely Santos, Carmen Farias, Sylvia Motta e Priscila Nascimento falaram sobre a Preparação para Aposentadoria, contatos do grupo e acordo de convivência, com todas as regras que devem ser respeitadas pelos participantes.
A servidora Valéria Moreira Leopoldo Altoé, que planeja se aposentar a aproximadamente daqui a dois anos, busca orientações técnicas nas reuniões para que possa alcançar seus objetivos quando não estiver mais na ativa: viajar, ter mais tempo com a família, cozinhar, fazer cursos e praticar atividades físicas.
O marido de Valéria também esteve presente no encontro; assim como outros quatro familiares, dentre eles, Renato Rodrigues,
marido da servidora Salezia Barbosa Cunha; e José Gomes Filho, marido da servidora Rosilda Demoner. Eles pretendem participar do grupo para apoiar suas esposas e obter conhecimento para a própria aposentadoria.
E esta foi exatamente a reflexão proposta pela palestrante Helliene Soares Carvalho, mestre em Administração com Ênfase em Gestão de Pessoas e professora do Ifes. Ela falou sobre a importância de se planejar a aposentadoria, pois estudos mostram que, inicialmente, o aposentado consegue realizar seus propósitos. Mas a partir do quarto ano, por causa do desestímulo, engorda, em média, 10 Kg. E do oitavo ao décimo ano, desenvolve vários tipos de doença.
Para que não façam parte da estatística, Helliene instigou os participantes a pensarem sobre qualidade de vida, planos para aposentadoria e sonhos para o futuro. “A gente quer construir uma aposentadoria diferente para o nosso futuro”, ressaltou.
Vitória, 3 de outubro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br