Cuidados com a postura podem evitar problemas de saúde

Por Isabella Mariano

Em 2011, o Programa Viver Unimed realizou um diagnóstico com os servidores de algumas comarcas, como as de Cariacica, da Serra e de Viana. A ação foi realizada em parceria com a Unimed e com a Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (Ajudes). Em Viana, 20% dos entrevistados disseram ter problemas de coluna. Este índice, na Serra, foi de 18% e, em Caricacica, foi de 25%.

 À nível nacional, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informam que 59,5 milhões de pessoas afirmam ter pelo menos uma doença crônica. Desse número, 13,5% diz possuir problemas de coluna ou costas.

 A má postura pode ser a causa de problemas sérios de saúde, como escoliose, cifose e lordose. Esses problemas físicos podem ser tratados com fisioterapia e com o uso de coletes, ou, quando o caso requer, com tratamento cirúrgico.

 Por isso, é importante praticar exercícios físicos e cuidar da postura não apenas no trabalho, mas também no lazer e em casa. A boa postura é aquela que melhor ajusta nosso sistema corporal, equilibrando e distribuindo todo o esforço de nossas atividades diárias, de forma que favoreça a menor sobrecarga em cada uma de suas partes.

alt