O mês já está acabando, mas as ações provenientes do Outubro Rosa, campanha preventiva da mulher contra o câncer de mama, precisam continuar ao longo de todos os meses do ano. A consciência sobre a causa é vital: para prevenir possíveis casos da doença, a importância da saúde da mulher tem que estar sempre em foco.
Nos casos de câncer de mama, não há uma causa específica e os fatores que estão associados ao aumento do risco, são variados. Segundo o Ministério da Saúde, dentre os sintomas mais comuns, são o aparecimento de nódulos, geralmente indolores, edemas, irritação ou alterações nos seios. Por isso é importante realizar o auto-exame e a mamografia. Quando diagnosticado previamente, há até 95% de chance de cura.
Novembro azul
Depois do mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, agora é a vez da campanha contra um dos males mais comuns entre os homens. O mês de novembro é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem: o Novembro Azul
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. O movimento Novembro Azul tem o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e do PSA ( análise de dosagem do Antígeno prostático específico, que pode ser feito no exame de sangue ) para obter o diagnóstico precoce, diminuindo assim os riscos de mortalidade.
Por isso, aquela frase clássica nunca sai de desuso para quem se cuida: Prevenir é melhor do que remediar. Homens e mulheres conscientes sempre irão desfrutar de uma boa qualidade de vida.
Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação
Fonte:www.saude.gov.br/