Curso de preparação para adoção no município de Viana acontece nesta quinta-feira, 02 de maio

Evento é destinado para pessoas que já entraram com ação judicial solicitando habilitação para adoção.

Começa, nesta quinta-feira (2/5), mais um curso de preparação e orientação para adoção no Juízo de Viana. A capacitação é promovida pelo Poder Judiciário do Espírito Santo, por meio da Vara da Infância e da Juventude do município. O curso é obrigatório para todas as pessoas que desejam adotar e um dos pré-requisitos para a inscrição no Cadastro Nacional de Adoção (CNA/SIGA).

O primeiro encontro do curso acontece às 13h, no Fórum Juiz Olival Pimental, localizado no centro de Viana. A programação do evento inclui o diálogo sobre direito a convivência familiar e comunitária, os aspectos psicológicos da adoção e reflexões sobre o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.

Já o segundo dia de curso, sexta-feira (03), acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Além de serem esclarecidos sobre a Política de Proteção Social Especial, neste encontro, os participantes também terão a oportunidade de conhecer a instituição de acolhimento do município.

O Programa de Preparação e Orientação para Adoção proporciona aos interessados uma oportunidade de dialogar, trocar experiências, esclarecer dúvidas e desconstruir seus receios e inseguranças acerca da adoção. Além disso, o curso tem o objetivo de ser um espaço de escuta e conscientização sobre o direito de toda criança e adolescente à convivência familiar e comunitária.

O programa também conta com a participação e apoio da Secretaria de Assistência Social, Renda e Cidadania de Viana, da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), e da Casa dos Menores de Campinas – Montanha da Esperança.

Adoção

Para iniciar um processo de adoção, o interessado deve procurar o juizado do seu município e se inscrever no cadastro de habilitação para adoção. Posteriormente, ele realizará uma avaliação psicossocial, que será analisada pela autoridade judiciária. Fica a cargo do magistrado julgar se o interessado está apto ou não para a adoção. Após o deferimento, o participante será convocado no momento oportuno para conhecer uma criança ou adolescente com perfil desejado.

Mais informações: 3255-9129/ 3255-9141

Vitória, 30 de abril de 2019

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Matheus Souza| mapsouza@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo