Curso debate a Psicologia e o Direito de Família

EMES 07 07 130

Formação começou nessa segunda-feira e termina na próxima quinta.

A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) iniciou, nessa segunda-feira (21), um curso para servidores do Poder Judiciário do Espírito Santo com o tema “Psicologia e Direito de Família: Novas Configurações Familiares e Seus Efeitos no Psiquismo da Criança.” Objetivo do curso é discutir as novas configurações familiares e seus desdobramentos na vida emocional da criança. A formação tem foco psicanalítico e segue até o dia 24 de julho.

As aulas contemplam debates e análise de casos clínicos. Dentre os conteúdos, que devem ser abordados nos quatro dias de curso, estão as diferentes possibilidades de organização familiar e os possíveis efeitos e impactos dos conflitos judiciais na formação do psiquismo da criança.

A palestrante dos quatro dias de curso será a psicóloga e servidora Ivy Campista Campanha de Araújo, especialista em Psicologia Clínica com Crianças e professora no Ensino Superior. Segundo a psicóloga, a ideia do curso é problematizar as diversas situações que envolvem o universo infantil e os processos judiciais no ambiente familiar.

“Muitas vezes as crianças se deparam com novas estruturas familiares em processos judiciais que podem afetar o seu desenvolvimento. Exemplo disso são os casos de divórcio e guarda compartilhada, em que, em virtude da separação, a criança pode ter que morar apenas com o pai, a mãe ou até mesmo com os avós. São situações que não estão em seu universo infantil, que precisam ser esclarecidas e debatidas para preservar sua integridade. Além disso, apontar como o Judiciário deve intervir nesses casos em que a criança participa do processo de judicialização”, explicou a servidora.

 

Vitória, 22 de julho de 2014

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Jéssica Cardoso | elcrsilva@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo