Curso remoto de Gestão Processual com ênfase no PJe acontece em 20 e 21/05

Lâmpada elétrica disposta em um quadro negro. Em volta dela, desenho de balões de diálogo feitos em giz branco.

A capacitação é voltada para integrantes do Poder Judiciário estadual (PJES).

A Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) promove o curso Gestão Processual com Ênfase em PJe, a ser ministrado remotamente pelos juízes Cássio Jorge Tristão Guedes e Thiago Vargas Cardoso (TJES) e pela servidora Waneska França Bodart Pampolini (PJES), em 20 e 21 de maio, das 8h às 12h, por meio de videoconferência com transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário estadual (PJES).

A gestão processual consiste na organização dos fluxos da unidade judicial o propósito de viabilizar o impulsionamento de processos, visando ao aprimoramento constante das rotinas de trabalho, de modo a manter o equilíbrio entre qualidade e celeridade, mediante o emprego de metodologias administrativas.

Diante disso, o curso tem como objetivo desenvolver saberes e experiências que permitam concretizar uma efetiva e segura gestão da unidade, tendo como base o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Assim, o que se busca, em resumo, é contribuir para um Judiciário mais eficiente, com foco na melhoria da prestação jurisdicional, em consonância tanto com o planejamento estratégico da Justiça do estado quanto com as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Serão abordados os seguintes tópicos: controle de etapas, triagem de autos para impulso, alocação de tarefas, padronização de manifestações e revisão periódica das rotinas de trabalho; metas nacionais do CNJ para o Poder Judiciário; preparar comunicação e expedientes no PJe; e fluxo de prazos e fluxo básico de gabinete no sistema.

A ação atende a preceitos da Resolução TJES 12/2021, que define o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para o período de 2021 a 2026, a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): macrodesafio CNJ – aperfeiçoamento da gestão de pessoas, e objetivo estratégico TJES – consolidar a valorização de magistradas, magistrados, servidoras e servidores; macrodesafio CNJ – fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados, e objetivo estratégico TJES – ampliar a utilização de sistema processual eletrônico.

As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada. Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdBpT014aq1HFVF5T5Onn8pCi91DPBmr9pbbXLuNC1C-jQuOg/viewform

Vitória, 10 de maio de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Emes | emes@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo