O objetivo é desenvolver competências dialógicas entre pessoas ouvintes e pessoas surdas mediante o desempenho comunicativo na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) promove o curso remoto Libras — Módulo 1: Conteúdo Básico, a ser ministrado pelo analista de Diversidade e Inclusão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), professor e intérprete de Libras, André Farias, em 16/9, 17/9, 18/9, 19/9, 20/9, 30/9, 1º/10, 2/10, 3/10 e 4/10, das 8h às 11h, por videoconferência, para todo o Poder Judiciário estadual (PJES).
O curso tem como objetivo desenvolver competências dialógicas entre pessoas ouvintes e pessoas surdas mediante o desempenho comunicativo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir de uma perspectiva de ensino que considera situações conversacionais envolvendo o conteúdo básico da matéria, a ser contextualizado cultural e historicamente, com base nas necessidades da Justiça.
Serão abordados os seguintes tópicos: parâmetros fonológicos e morfológicos; semântica e sintaxe; interpretação e tradução de diálogos; e sinais jurídicos.
Além disso, a ação atende a preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para o período, definido a partir de diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade da plataforma a ser utilizada e das especificidades da metodologia adotada. Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5gcnmzw5kgZmZMx3hAeH28BKrm5npz5oEkNibkLOU0Hk7BA/viewform
Vitória, 14 de agosto de 2024
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Emes | emes@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES