Desembargador Annibal de Rezende Lima recebe homenagem do Tribunal de Justiça por ocasião de sua aposentadoria

O presidente do TJES, Desembargador Samuel Meira Brasil Jr. cumprimenta o Desembargador Annibal de Rezende Lima no salão pleno do Tribunal de Justiça.

Com 25 anos de magistratura, o desembargador Annibal exerceu todos os cargos de administração do TJES e do TRE.

Na tarde desta quinta-feira (18), o desembargador Annibal de Rezende Lima, que na próxima semana se aposenta do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, recebeu uma emocionante homenagem das desembargadoras e desembargadores que compõem o Tribunal Pleno.

O homenageado também recebeu, das mãos do presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., e de familiares, a Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário, por seu notável saber jurídico e contribuição à magistratura capixaba.

Com 25 anos de magistratura, o desembargador Annibal exerceu todos os cargos de administração do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral, e por mais de 20 anos presidiu a 1ª Câmara Cível do TJES, onde também foi homenageado na última terça-feira (16).

A desembargadora Janete Vargas Simões, que recebeu a incumbência de fazer o discurso de despedida ao desembargador Annibal e com ele atuou na 1ª Câmara Cível, falou da honra que foi conviver com um ser humano tão gentil, amável, elegante, cordial, e que exerceu a magistratura com transparência, dedicação e independência.

Janete Vargas.

“O admirado legado deixado por vossa excelência é emoldurado pelas lições de equilíbrio, simplicidade, cortesia, empatia, conquistando a admiração de seus pares, juízes, servidores, operadores do direito e jurisdicionados, aplicou com sabedoria seus conhecimentos. Para o magistrado, ter conhecimento significa possuir informações, conteúdo técnico, mas a sabedoria está na habilidade de utilizar esse conhecimento de maneira igualitária, eficiente, justa e serena”, destacou a desembargadora Janete, ao agradecer pelos exemplos deixados e pela convivência harmoniosa.

O desembargador Fabio Clem de Oliveira, que integrou o 1º Grupo de Câmara Cíveis Reunidas ao lado do desembargador Annibal, fez questão de tornar pública sua admiração ao colega e lhe desejar saúde, paz e resiliência nesta nova fase da vida.

Fabio Clem.

“Ficarei extremamente honrado se conseguir fazer com que vossa excelência tenha a certeza da estima de admiração que lhe tenho representa o que sou capaz de ter por um colega de trabalho de quem me orgulho de ter me tornado amigo”, ressaltou o desembargador Fabio Clem.

O homenageado falou da emoção com que encerra sua atuação no Tribunal de Justiça, e agradeceu a sua esposa, Cíntia, filhos, genro e netos, por todo apoio ao longo de sua carreira, bem como às desembargadoras e aos desembargadores pelas demonstrações de apreço.

“Hoje, encerro minha atividade judicante que durou exatos 25 anos. Assumi o cargo de desembargador naquela tarde de 29 de setembro de 1998, sucedendo ao eminente e saudoso desembargador Renato de Mattos, e recepcionado, naquela ocasião, pelo não menos eminente e saudoso desembargador José Eduardo Grandi Ribeiro, dos quais eu guardo as mais ternas recordações”, lembrou o desembargador Annibal.

Annibal de Rezende.

“Peço licença aos eminentes colegas desembargadores para neste gesto de despedida e de saudade, envolver todos os juízes, membros do Ministério Público, advogados, classe à qual pertenci e pela qual ascendi a essa Corte, e os dedicados servidores do Poder Judiciário estadual. Permito-me ainda fazer uma referência muito especial, por dever de gratidão, aos assessores e servidores, que ao longo desses 25 anos, atuaram na intimidade do meu gabinete e o fizeram com excepcional eficiência e reconhecida lealdade. E peço vênia para homenagear esses assessores e esses servidores de ontem e de hoje, na pessoa da doutora Rúbia Dias Lopes Nunes, que durante mais de 22 anos ininterruptos prestou sua inestimável colaboração no meu gabinete. De todos, magistrados, membros do Ministério Público, advogados e servidores, sem exceção, guardarei as melhores e mais ternas recordações”, enfatizou o homenageado.

Também prestigiaram a sessão de despedida o subprocurador do Ministério Público, Josemar Moreira, o conselheiro do Tribunal de Contas do estado, Sérgio Aboudib, o prefeito de São José do Calçado – terra natal do desembargador Annibal, Antônio Coimbra de Almeida, os desembargadores aposentados Manoel Alves Rabelo e Raimundo Siqueira, e o advogado Antônio Augusto Genelhu, ex-presidente da OAB-ES e amigo do desembargador Annibal, bem como as servidoras e os servidores do Gabinete e da 1ª Câmara Cível.

Além disso, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzzi enviou um vídeo, transmitido durante a sessão, com os votos de uma feliz aposentadoria ao desembargador Annibal.

O desembargador Annibal de Rezende Lima posa para foto ao lado de sua família e do presidente do TJES.

Confira a íntegra da sessão em: https://www.youtube.com/watch?v=x-MupgZl-vI

Vitória, 18 de abril de 2024

 

Informações à Imprens

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Monique Ferreira | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES