Desembargador Pedro recebe alunos de escola de Vitória para visita guiada ao Tribunal de Justiça

Grupo de pessoas posando para fotografia dentro de um salão.

O convite para a visita foi feito pelo desembargador Pedro Valls Feu Rosa, após uma palestra realizada na instituição de ensino.

Mais de 20 alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Anacleta Schneider Lucas participaram, nesta terça-feira (27), de uma visita guiada ao Tribunal de Justiça (TJES), a convite do desembargador Pedro Valls Feu Rosa, quando puderam conhecer os espaços e o funcionamento do Poder Judiciário do Espírito Santo.

Ao chegar ao Palácio da Justiça, os estudantes foram recebidos pelo assessor de Cerimonial e Relações Públicas do TJES, Sérgio Sarkis, e pelas assessoras do gabinete do desembargador Pedro Valls, Suely Silva e Lorena Tiossi, e convidados a conhecer o Centro de Memória do Poder Judiciário.

O espaço foi inaugurado em julho de 2015 e reúne móveis, objetos e processos, que guardam a memória da Justiça no estado, e foram apresentados aos visitantes pela servidora Suzany Moraes, como máquinas de datilografia, móveis do antigo Tribunal do Júri da Comarca de Colatina, urna de sorteio de Júri e processos de 1890. Em seguida, os estudantes conheceram o Espaço Cultural do TJES, que este mês recebe uma exposição de artes com as obras de 29 alunos do professor e artista plástico Caio Cruz.

Acompanhados da professora de projetos de vida, Kelen Joaquina Folador Domicini, os convidados seguiram para o gabinete do desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que os recebeu com sua equipe. O desembargador ressaltou a importância do cuidado com a língua portuguesa, independente da profissão escolhida, e da necessidade de ouvir sempre os dois lados de uma questão. “Algum dia vocês serão engenheiros, advogados, policiais, juízes, fiscais, nunca percam a simplicidade, a alegria”, enfatizou.

Os estudantes também acompanharam uma sessão de julgamento da 3ª Câmara Cível e receberam as boas-vindas do desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, que a estava presidindo. O desembargador lembrou que também foi aluno em uma escola pública e desejou que a visita seja útil na formação dos visitantes.

Logo após, os adolescentes participaram ainda de um bate-papo com o juiz Marcelo Menezes Loureiro, diretor do Fórum de Vitória, que contou um pouco sobre sua experiência de mais de 20 anos como magistrado e incentivou os estudantes a irem além. “O grande segredo da nossa vida é o querer. Sempre queiram e queiram coisas boas, isso é muito importante, porque o querer é que nos movimenta. Porque quando nós queremos, temos interesse, temos legitimidade e por isso temos tudo para conseguir o que queremos”, ressaltou o magistrado.

A professora Kelen Domicini contou que muitos de seus alunos têm o sonho de serem delegados, juízes, promotores. “Acredito que ter vindo para o Tribunal de Justiça hoje é uma esperança para eles e como professora de projetos de vida meu papel é incentivá-los, ensiná-los a ter metas, objetivos, foco e sonhar, sonhar muito!”, ressaltou.

Também participaram da visita, a coordenadora pedagógica da escola Anacleta Schneider Lucas, Neliane Bernardo Salarolli, a coordenadora do núcleo de tempo integral da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, Silvana de Oliveira Teixeira; além da técnica de projeto de vida, Simone Nascimento Loureiro, e da técnica pedagógica, Ana Carina Rivesso Pádua.

Simone explicou que a ideia é apresentar várias possibilidades aos estudantes, ascender o sonho através de experiências reais, de pessoas que atuam em diversas áreas, que se dispõem a falar de como chegaram ao lugar onde hoje estão.

Vitória, 27 de agosto de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo