Desembargador Vivas despede-se do TJ para desfrutar aposentadoria

Despedida Des Vivas 280

Há quase 11 anos no TJES, o desembargador José Luiz Barreto Vivas despediu-se nesta quinta, 12, durante a sessão do Tribunal Pleno.

Despedida Des Vivas 400Há quase 11 anos atuando no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o desembargador José Luiz Barreto Vivas despediu-se da instituição na tarde desta quinta-feira, 12, para desfrutar sua aposentadoria. O magistrado, que em março completa 70 anos, chegou ao Palácio da Justiça em 2004 após uma carreira de 22 anos no Ministério Público. Até a escolha de um novo desembargador para preencher a vaga, quem ocupa a cadeira é o juiz Fábio Brasil Nery.

Vivas despediu-se dos colegas durante a sessão do Tribunal Pleno. O presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto, lamentou a aposentadoria do magistrado. “Com muito pesar temos a saída do nosso colega e amigo. Estamos com as portas abertas e já estamos com saudades”, declarou.

Mas foi o desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama quem se manifestou oficialmente em nome do Tribunal. “Expresso a minha felicidade ao receber a honrosa missão de ser o intérprete deste Tribunal de Justiça na despedida do desembargador Vivas. Toda a sua brilhante carreira é conhecida no cenário jurídico capixaba. Desejo que possa desfrutar todos os benefícios de sua aposentadoria ao lado de seus familiares e amigos. Seja muito feliz!”, desejou Sérgio Gama.

O desembargador Álvaro Bourguignon, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), destacou as qualidades do colega. “O desembargador Vivas é um exemplo não só como magistrado, mas também como cidadão. Um exemplo de ética, humildade, dedicação, honestidade e tantas outras qualidades. Conte conosco para tudo!”, afirmou.

Emocionado, o desembargador Vivas fez um retrospecto de sua vida profissional, agradecendo a todos com quem conviveu ao longo dos 51 anos dedicados ao serviço público. “Ao retirar-me para a vida privada, digo aos colegas ‘até logo’, recusando-me a falar ‘adeus’, porque estarão todos no meu coração, com as boas lembranças. Carregarei sempre a saudade desses tempos bem vividos”, disse.

O magistrado, que possui três filhos e dois netos, afirmou que este é um momento a ser aproveitado ao lado da família. “Eu espero que tenha correspondido às expectativas. Tive experiências agradabilíssimas aqui e só tenho a agradecer pela oportunidade”, destacou. À TV Justiça o desembargador falou sobre carreira, infância, família e hobbies. Para assistir à entrevista completa, clique aqui.

“Eu procuro ser sereno, preocupado em cumprir a lei, mas dando preferência ao espírito de justiça. Eu procuro, quando o processo vem às minhas mãos, olhar não só a frieza dos artigos de lei, mas também o fato em si para que eu possa analisar se a penalidade imposta, ou até mesmo a absolvição, é justa, adequada. Eu me preocupo muito com a pessoa. Não é só com a pena máxima que se faz justiça”, disse o desembargador em entrevista concedida em 2014.

CARREIRA

José Luiz Barreto Vivas formou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1967. Foi professor de curso ginasial e científico, em Mimoso do Sul, cidade onde nasceu em 1945. Trabalhou por aproximadamente nove anos no Tribunal de Contas. Foi aprovado em setembro de 1980 em concurso do Ministério Público, tomando posse como promotor em outubro de 1981.

Atuou em várias Comarcas do interior do Estado até estabelecer-se na Capital. Foi promovido a procurador de justiça, tendo passado por vários cargos da administração pública. Em 2004 foi escolhido como desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Atualmente é membro da 2ª Câmara Criminal.

Vitória, 12 de fevereiro de 2015


Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Natália Bongiovani – nfbongiovani@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo