Desembargadores do ES com novas entrevistas

Programa desembargadores 130

Três desembargadores falam sobre sua trajetória nas entrevistas de fevereiro.  

Programa desembargadores 400O programa Desembargadores do ES, no ar desde o último mês, volta nesta quinta-feira (19) com novidades. Em fevereiro foram entrevistados os magistrados Fabio Clem de Oliveira, Carlos Roberto Mignone e Catharina Maria Novaes Barcellos. Os novos vídeos, produzidos pela TV Justiça, estão disponíveis no canal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) no Youtube e podem ser acessados aqui.

Além de falar do dia a dia dos magistrados, as entrevistas possuem um caráter intimista onde fatos da infância, adolescência e do período anterior à entrada no TJES são rememorados. Os desembargadores explicam, também, as razões e os incentivos que tiveram ao longo da vida para entrar na magistratura.

Em janeiro, as entrevistas divulgadas pelo TJES foram com os desembargadores Álvaro Manoel Rosindo Bourguingnon, José Luiz Barreto Vivas e Ronaldo Gonçalves de Sousa. 

No programa que entra no ar nesta quinta, o desembargador Fabio Clem disse como se vê na engrenagem da Justiça do Espírito Santo. “Me defino como um operário no dever do ofício. Faço meu trabalho para dar a cada pessoa envolvida no processo o tratamento mais igualitário possível. Me considero um juiz rigoroso, mas trato as partes de forma igual”, disse o magistrado.

Fábio Clem de Oliveira graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Colatina – FADIC, hoje UNESC, em 1977. Possui graduação em Licenciatura em Matemática para o 1o. Grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Especializou-se em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, em 1998. Tomou posse como desembargador em 18 de outubro de 2007 e compõe a 1ª Câmara Cívil do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo.

 

Já em tom de despedida do TJES, o desembargador Carlos Roberto Mignone, que se aposenta este ano, fez um depoimento emocionado. Para ele, entre os mais diversos significados de Justiça, um, em especial, o apetece. “Para cada um, o que é seu”, citou. O magistrado fez questão de destacar que sempre quis ser advogado e que, em suas decisões, busca sempre tomar o lugar de quem esta julgando.

 

O desembargador Carlos Roberto Mignone é Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Gama Filho (convênio AMAGES). Cursou Direito na Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, tendo sido o primeiro ex-aluno daquela faculdade a ingressar na magistratura. Fez o 2° grau no Colégio São Salvador em Campos-RJ e no Colégio Estadual de Vitória-ES. Cursou o ginasial no Colégio Santo Agostinho, em Muqui-ES. Cursou o primário no Grupo Escolar Prof. Bráulio Franco em Muniz Freire-ES. Promovido por merecimento para o cargo de desembargador do TJES em 17/05/04, onde integra a 4ª Câmara Cível.

A desembargadora Catharina Maria Novaes Barcellos encara a Justiça como o refúgio das pessoas. “Só procuram a Justiça àqueles que estão em conflito, com alguma aflição ou angústia. Ela não quer simplesmente entrar com um processo. Ela quer apoio moral, uma palavra de conforto. Por isso é importante ter ciência disso e preparar a equipe nesse sentido”, acredita.

Catharina Maria Novaes Barcellos é pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil – Escola da Magistratura do Espírito Santo. É graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, em 1976. Cursou por dois anos a Faculdade de Filosofia, em Cachoeiro de Itapemirim. A desembargadora tomou posse no TJES em 2005. Atualmente é integrante da 4ª Câmara Cível. Atuou também na 2ª Câmara Criminal. Em 1989, ao substituir o desembargador Renato de Mattos no Tribunal de Justiça, foi a primeira mulher a substituir um desembargador no Espírito Santo. Foi também a primeira mulher a ser efetivada como desembargadora. Atualmente é vice-presidente do TJES.  

Vitória, 19 de fevereiro de 2015

Informações à Imprensa: 

Texto: Leonardo Quarto
Tels.: 3334-2261
laquarto@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2262
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo