Desfrute dos superalimentos e conheça os benefícios para a sua saúde

 
Todo mundo, ou melhor dizendo-quase todo mundo-sabe, que a nossa alimentação diária interfere no rendimento de todas as atividades rotineiras. Resumindo: o que comemos faz a diferença na qualidade de vida de todos nós. Para ajudar nos benefícios da saúde, algo que está muito em voga ultimamente, são os chamados “superalimentos”. 
 
Apesar da maioria deles serem pouco populares, enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas e  ajudam a compor uma dieta equilibrada, saudável e muito rica. Conheça seis superalimentos: a Semente de chia, a Batata yacon, a Quinoa, a Maçã peruana, o açaí e as Frutas oleaginosas.
 
1. Semente de chia 
 
1-semente de chia
 
A chia é rica em fibras e Ômega-3, promovendo uma verdadeira faxina no intestino e desintoxicando o organismo. Ataca a gordura abdominal e ajuda a emagrecer, ideal para o chamado “Efeito barriga” combate a celulite e as rugas. A  Semente de chia  modera o apetite, pois o consumo regular da semente diminui a fome, por ela cria forma uma espécie de gel no estômago, o que dá sensação de saciedade.
 
A chia também Regula o intestino ou conter alto teor de fibras, mas atenção: isso só funciona para quem bebe bastante líquido (pelo menos 2 litros por dia).
 
 
 
2. Batata yacon
 
2 batata yacon
 
Apelidada popularmente de “insulina natural”, a Batata yacon ganhou destaque depois que pesquisadores em Universidades, no Japão, encontraram nela uma substância parecida com a   insulina, capaz de reduzir as taxas de glicose no sangue. Esses estudos concluíram que o tubérculo, originário dos Andes, pode contribuir no tratamento de diabetes.
 
A Batata yacon também estimula a atividade intestinal e desacelera o esvaziamento gástrico, mas atenção: deve ser consumida crua como uma fruta, não frita ou cozida. 
 
 
 
3. Quinoa
 
03-quinoa
 
A quinoa é uma excelente fonte de fibras, que contribuem para o processo de emagrecimento, por isso Ajuda na perda de peso. Contribui para o ganho de massa muscular pois os grãos do alimento são ricos em aminoácidos essenciais ao organismo. 
 
Para os vegetarianos, pode substituir o feijão, pois o  ferro encontrado na quinoa é mais abundante em quantidade destas propriedades. Os grãos do alimento possuem ômega-3 e 6, que contribuem para a redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.
 
 
 
4. Maca peruana
 
04-Maca-peruana
 
Originário da Cordilheira dos Andes,a Maca peruana é um tubérculo que atualmente está sendo festejado por ser capaz de agir ao mesmo tempo como emagrecedor , afrodisíaco, atuar contra diabetes, doenças do coração, anemia, osteoporose, menopausa e reforçar a imunidade.
 
Mas atenção: mesmo sendo encontrada em farmácias e laboratórios de manipulação ,a Maca peruana só pode ser  indicada por nutricionistas ou  profissionais nutrólogos. Só eles é quem podem definir a dose a ser consumida por cada pessoa”
 
5. Açaí
 
05-acai
 
Muito popular aqui no Brasil, a fruta nativa da Região Norte contém um alto valor nutricional e é a campeã brasileira no combate aos radicais livres. O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. Encontramos nesta fruta, vitaminas C, B1 e B2, além de possuir uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
 
Mas atenção: é preciso bom senso no consumo porque ela é bastante calórica.
 
 
6. Oleaginosas
 
06-frutas
 
Na verdade ,as Frutas oleaginosas são sementes comestíveis de inumeras plantas  e muitas delas bem conhecidas aqui no Brasil: amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha-do-pará, macadâmia e nozes, entre outras. Por serem ricas em antioxidantes, as oleaginosas reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de câncer. Elas são são ricas em nutrientes importantes para nosso corpo como proteínas, fibras, vitamina E, zinco, cobre e magnésio.
 
Mas atenção: Devido ao alto teor calórico, o consumo diário deve ser moderado, limitando-se a poucas unidades.
 
 
 
Fonte: UOL
 
 
Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação – CSPS