
Aparentemente nas ruas não há como fugir: de qualquer forma, o verão está aí, extremamente quente, com níveis elevados de calor jamais vistos e é, claro, gerando desconforto. Idosos, gestantes e crianças, estão entre as pessoas mais sensíveis às altas temperaturas e as principais conseqüências desta exposição excessiva ao sol são a desidratação e a insolação.
A desidratação
A desidratação é a falta de água no organismo. Dependendo da intensidade, pode provocar diarréia, vômito, confusão mental (devido a diminuição do fluxo de sangue no cérebro), sonolência e até a morte. Por isso é importante manter o corpo hidratado consumindo no mínimo 2 litros de água por dia. Deste modo, a hidratação regula a temperatura do corpo, eliminando toxinas, evitando infecções e a sobrecarga renal.
A insolação
Já a insolação é um perigo aparentemente sutil que pode ocorrer em um simples descuido: a superexposição ao sol. Tal exposição pode ocorrer desde um dia na praia ou praticando exercícios debaixo de sol forte. Os idosos e as crianças também são as mais vulneráveis a uma insolação e seus sintomas mais comuns são praticamente os mesmos da desidratação: boca seca, mal-estar e vômitos. Em alguns casos pode levar à perda de consciência e convulsões e se prolongada pode levar ao câncer de pele ou causar doenças nos olhos como a catarata.
Confira algumas dicas para passar o verão com a saúde em dia:
– Aumentar a ingestão de água ou sucos de fruta natural sem adição de açúcar;
– Nos períodos de maior calor procurar permanecer em ambientes frescos;
– Fora de casa, utilizar roupas leves e soltas a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30.
– Cronograma de atividades vigorosas e esportes para os períodos mais frios do dia.
– Proteja-se do sol usando um chapéu, óculos escuros ou até mesmo um guarda-chuva.
– Aumente o tempo passado ao ar livre gradualmente para o corpo se acostumar com o calor aos poucos.
– Não leve seus filhos para a praia no horário do sol forte (das 10 às 16 horas) e ofereça muitos líquidos durante todo o dia.
FONTE:R7
Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação – CSPS