A solenidade foi marcada também por homenagens, reconhecimentos e inaugurações que simbolizam uma nova etapa na trajetória da instituição.
A modernização da infraestrutura física, a adoção de novas tecnologias educacionais, a criação do sistema de gestão “Educa EMES” e o investimento em cursos híbridos e comunicação digital foram os temas de destaque na cerimônia dos 40 anos da fundação da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (EMES). A solenidade foi marcada também por homenagens, reconhecimentos e inaugurações que simbolizam uma nova etapa na trajetória da instituição.
O evento aconteceu no hall da escola, localizada no primeiro andar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), e reuniu autoridades do Judiciário, representantes de instituições parceiras, servidores e colaboradores. Durante a cerimônia, o diretor da EMES, desembargador Júlio César Costa de Oliveira, ressaltou os avanços recentes da instituição e a importância da formação continuada para o fortalecimento da Justiça:
“O Judiciário somos nós, e a população precisa de nós. Temos que estar capacitados, aprimorando cada dia mais para servir melhor à população. Afinal de contas, são eles os nossos chefes. Devemos a eles uma justiça rápida, séria, eficiente e principalmente atualizada”, afirmou.
A coordenadora acadêmica Maria Izabel Pereira de Azevedo Altoé destacou os desafios enfrentados pela escola e os avanços conquistados:
“São muitos os desafios que essa escola venceu, não só de espaço físico, mas também de trazer a escola para esse novo tempo. É uma escola com cursos presenciais e online que contribuem diretamente para o nosso trabalho e para uma justiça mais humana e próxima. Me alegra muito fazer parte dessa equipe.”
Já o coordenador acadêmico, juiz Gustavo Henrique Procópio Silva, que está há pouco tempo na equipe, compartilhou sua emoção: “Venho com o olhar de quem acompanha a evolução da escola nos últimos anos. É um motivo de orgulho e grande emoção estar aqui hoje.”
O vice-presidente do TJES, Desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, representando o presidente do TJES, Desembargador Samuel Meira Brasil Jr, ressaltou o papel estratégico da EMES:
“O principal objetivo da escola é ampliar o conhecimento e manter os magistrados atualizados diante das constantes mudanças nas normas legais. Mas o propósito maior é contribuir para um Judiciário mais justo, eficiente e comprometido com a boa distribuição da justiça. Parabéns à escola, na pessoa do Desembargador Júlio César, e aos homenageados.”
O juiz de Direito, Anselmo Laranja que já foi coordenador acadêmico da EMES falou sobre o papel estratégico da escola e agradeceu pela homenagem à sua mãe Terezinha Laghi Laranja, servidora do tribunal.
Certificados de menção honrosa
Como parte da celebração, foram entregues certificados de menção honrosa a magistrados, servidores e colaboradores que se destacaram por seu comprometimento com a missão da EMES e do Judiciário capixaba. A entrega foi feita pelo Desembargador Júlio César Costa de Oliveira aos seguintes homenageados:
- Caio Vinicius Camponez Leal
- Carlos José Lontra Marques
- Elson Marcelo Künsch
- Josiane Vassoler Favarato
- Juliane Ribeiro Mota Altoé
- Lorrayne Serafim Moro
- Mariana Ronconi Corbelari
- Thiago de Freitas Ferreira
- Marize Monteiro da Silva
- Fabio Santana Vieira
- Nelson Rodrigo Virgínio Nunes
- Karina Marques Pereira
- Marcelo Oliveira
- Fabio Buaiz
- Aline Davel
- Cyro Cesar Machado Frugulhetti
Galeria de ex-diretores
Também foi inaugurada a galeria de ex-diretores da EMES, com o objetivo de preservar a história da instituição e reconhecer a contribuição de todos aqueles que lideraram a escola ao longo das últimas quatro décadas. O Desembargador aposentado Manoel Alves Rabelo agradeceu, em nome dos ex-dirigentes, pela homenagem. Na foto, estão o vice presidente do TJES, Desembargador Namyr Carlos de Souza, o Desembargador aposentado Manoel Alves Rabelo, Desembargador Willian Silva, Desembargador Sérgio Ricardo de Souza, todos ao lado do Desembargador Júlio César Costa de Oliveira, diretor da EMES.
Novas instalações e homenagens
Durante a cerimônia, foi inaugurada a nova estrutura das salas de aula da escola. Os espaços foram nomeados em homenagem póstuma a figuras marcantes da Justiça capixaba, reconhecidas por suas contribuições ao Judiciário:
- Desembargador Osly da Silva Ferreira
- Desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça
- Juíza de Direito Cristiane Baldacin Lobo
- Juiz de Direito Cristóvão de Souza Pimenta
- Servidora Terezinha Laghi Laranja
Os familiares dos homenageados estiveram presentes e fizeram discursos emocionados de agradecimento à EMES pela lembrança e reverência à memória dessas personalidades.
Vitória, 21 de julho de 2055
Texto: Gabriela Zamprogno com informações da EMES.
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES