Emes inicia Ciclo de Formação de Laboratoristas para quem atua no TJES

O curso é voltado para capacitação em Gestão e Operação de Laboratórios de Inovação.

De 28 a 30/01, a Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) oferece o curso presencial Encantar: Ciclo de Formação de Laboratoristas (Trilha 1) para capacitação em Gestão e Operação de Laboratórios de Inovação. A formação tem como instrutores o juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), José Faustino Macedo de Souza Ferreira, que atua como coordenador do Instituto de Desenvolvimento de Inovação Aplicada (Ideias), e João Guilherme de Melo Peixoto, servidor do TJPE, que também exerce suas atividades no Ideias.

O objetivo do curso é garantir o aperfeiçoamento profissional de servidoras, servidores, magistradas e magistrados da Justiça estadual e, desta forma, contribuir para a otimização da prestação jurisdicional.

Segundo o diretor da Emes, Desembargador Júlio César Costa de Oliveira, a formação de laboratoristas para o Poder Judiciário está diretamente ligada à segurança jurídica e à qualidade dos serviços prestados à sociedade.

“Temos como impactos diretos no Sistema de Justiça, a redução da fila de processos e celeridade. Aqui o trabalho realizado por um laboratorista não termina no tubo de ensaio; ele ecoa na sentença de um juiz e na vida dos cidadãos. Nosso objetivo é consolidar três pilares que sustentam nossas argumentações, sendo a operação de excelência, a gestão eficiente e a integridade jurídica”, explicou o diretor da Escola.

Vitória, 29 de janeiro de 2026

 

Texto: Elza Silva com informações da Emes.

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES
imprensa@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo