Participações de servidores somam 2100 até o momento. 166 magistrados participam de formação continuada e 48, de formação inicial.
A Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), responsável pela Educação Corporativa do Poder Judiciário Capixaba, já realizou, em 2014, aproximadamente 95 cursos. As participações de servidores somam 2100 até o momento, e as participações de magistrados contam 166 no curso de formação continuada e 48 no curso de formação inicial.
Todo o conteúdo programático das capacitações é definido pela Emes em parceria com o instrutor. “Quando se trata de curso para atendimento a demanda específica, o setor solicitante é consultado para verificar se o conteúdo atende às necessidades de formação dos seus servidores”, explicou o servidor e pedagogo Elson Marcelo Künsch.
Os cursos são desenvolvidos em três formatos distintos: formação inicial; palestras, seminários, workshops e colóquios; e aperfeiçoamento e formação continuada. Os cursos de formação inicial têm como objetivo promover o conhecimento da estrutura do Poder Judiciário, das especificidades do serviço público, da conduta do magistrado e do servidor e da integração destes profissionais no ambiente institucional. Já a proposta das palestras, seminários, workshops e colóquios é discutir temas específicos e propor reflexões no Judiciário e na sociedade.
Os cursos de aperfeiçoamento e formação continuada visam promover a atualização, e o desenvolvimento humano e profissional dos magistrados e servidores. Estas capacitações são oferecidas a partir de solicitações e do Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) realizado periodicamente pela Emes.
Os temas dos cursos são definidos com base no LNT, nas demandas específicas das unidades judiciárias e nas avaliações finais dos cursos, onde os servidores podem se manifestar sobre o interesse em outros assuntos. “A Emes se esforça ao máximo para conseguir atender a todas as demandas. Muitas vezes o atendimento é impossibilitado por limitações de ordem logística ou de pessoal. Mas a Escola tem conseguido promover um atendimento satisfatório às solicitações de cursos, inclusive aquelas advindas do interior”, destacou Elson Künsch.
Atualmente, a escola conta com 20 magistrados e 78 servidores cadastrados para ministrarem cursos. Magistrados e servidores do Poder Judiciário que desejam atuar como instrutores podem se cadastrar por meio dos links:
Vitória, 16 de outubro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br