Emes participa de encontro de juízes formadores

Curso formadores 130

Juízes de todo o País debateram a formação de magistrados professores.

Curso formadores 760

Os magistrados participantes do I Encontro de Formadores Magistrados, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), se reuniram em Brasília (DF) para debater a formação de magistrados que atuam como professores nos cursos para juízes.  

A juíza federal de Belo Horizonte (MG) Vânila de Moraes, uma das idealizadoras da proposta, afirmou que o objetivo do evento é criar curso específico para unificar a Justiça em relação à formação dos juízes que atuam como professores. “A ideia é de uma formação diferenciada, em que o próprio juiz contribui com a experiência dele. Um projeto que vai estar se renovando com a participação dos envolvidos”, explicou a juíza. A proposta formativa foi realizada em conjunto com a secretária executiva da Enfam, Maria Raimunda Mendes da Veiga, e com a coordenadora pedagógica, Marizete da Silva Oliveira.

Durante o encontro, os juízes participantes puderam apresentar sugestões para enriquecer a proposta curricular para a implantação de um programa de formação continuada para ser utilizado pela Enfam e demais escolas judiciais e de magistratura.

O juiz Anselmo Laghi Laranja representou a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) no evento, realizado no dia 5 de junho. Para o magistrado, houve uma colaboração muito significativa da Emes no debate das linhas mestres do programa de disciplina do curso de formadores para outros juízes.

O juiz afirmou que, na visão dele, assim como na visão do presidente da Emes, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, é importante que “o juiz formador seja despido de vaidade e seja um facilitador do conteúdo que será definido pelos próprios juízes que estarão fazendo o curso”.  E, acrescentou, “a gente precisa da experiência do próprio magistrado para que o curso seja de interesse da classe”.

No final de agosto, representantes de 27 escolas da magistratura de todo o País se reunirão novamente para a conclusão dos trabalhos e para a entrega da redação final do programa de formação para magistrados formadores.

Vitória, 11 de junho de 2014.

 

Foto: http://www.enfam.jus.br/

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Com informações da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam)

 

Pular para o conteúdo