Para instrutor, líderes são pessoas capazes de conquistar o respeito e ser referência.
A Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promoveu, durante esta semana, o curso “Formação de Líderes no Poder Judiciário”. A capacitação, com carga horária de 9 horas, foi realizada nos dias 9, 11 e 12 de setembro, na Sala 1 de Treinamento do TJES.
A liderança, a arte de lidar com pessoas, o gerenciamento do tempo e a formação de equipes de alto desempenho integraram o conteúdo programático do curso, ministrado pelo instrutor Ricardo Melhorato Grilo. Ricardo é mestre em Direitos e Garantias Fundamentais, professor universitário e servidor do Poder Judiciário Capixaba.
O instrutor explicou que líderes não são apenas servidores que ocupam função de chefia, mas “pessoas capazes de conquistar o respeito alheio e servir como referência nos seus respectivos setores, cujo engajamento sirva de exemplo para as demais”, afirmou.
Ricardo Grilo também descreveu as características esperadas do líder contemporâneo: “ética, autoconhecimento, senso de responsabilidade, automotivação, comunicação excelente (clara, precisa, objetiva) e comportamento pautado pelos parâmetros de diplomacia e assertividade”, ressaltou.
Vitória, 12 de setembro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br