O curso terminou nesta quarta (24). Nova turma está prevista para os dias 22 e 29/10.
Instrutores da Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) participaram, de 17 a 24 de setembro, do curso “Formação Pedagógica para Instrutores”. A capacitação teve como objetivo analisar estratégias de ensino e aprendizagem, bem como refletir sobre as questões concretas vivenciadas no cotidiano da profissão docente.
Para o servidor e instrutor da Emes Ricardo Melhorato Grilo, o curso demonstrou que o ensino de qualidade exige estudo, planejamento e muita preparação, não havendo espaço para o improviso, e que na atualidade o desafio do professor é ir além do conteúdo, sobretudo porque em tempos de internet as informações podem ser encontradas com grande facilidade.
“O curso de formação de instrutores demonstrou com grande maestria que o papel do professor na atualidade é possibilitar momentos de aprendizagem para os educandos, potencializando a aprendizagem destes e transmitindo a sabedoria daquele que se adiantou no estudo do conteúdo ministrado”, ressaltou Ricardo Grilo.
A formação foi conduzida pela professora Juliana Ferrari de Oliveira, coordenadora pedagógica da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Segundo Juliana de Oliveira, a docência ultrapassa a formação do instrutor. “Para dar aula, o professor tem que ter, além do domínio do conteúdo, o conhecimento de como potencializar a aprendizagem”, destacou.
Nova edição do curso acontecerá nos dias 22 e 29 de outubro. Para se inscrever, clique aqui.
Vitória, 24 de setembro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br