Profissionais da rede de atendimento à gestante receberam orientações durante o evento.
As equipes da Comarca de Bom Jesus do Norte e da Central de Apoio Multidisciplinar de Cachoeiro de Itapemirim (CAM) realizaram, na última quarta-feira (06), uma roda de conversa com os profissionais das áreas de saúde e assistência social, além de integrantes da rede atendimento, de Bom Jesus do Norte. O evento teve o apoio do Ministério Público Estadual e da Prefeitura do município.
Os participantes receberam orientações sobre o Projeto “Entrega Voluntária”, que trata do atendimento à gestante que manifestar interesse em entregar espontaneamente seu filho recém-nascido para adoção na Comarca.
O encontro contou com a participação do assistente social Filipe dos Santos Xavier, que abordou os aspectos legais envolvidos na entrega voluntária, e do psicólogo Walter Amaro de Salles, que falou sobre o papel da rede na acolhida de mulheres que manifestam a intenção de entregar seus bebês para adoção. Os dois palestrantes atuam na CAM de Cachoeiro de Itapemirim.
O programa “Entrega Voluntária” foi regulamentado pelo Ato Normativo Conjunto 10/2016, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. A campanha, iniciada em janeiro de 2016, tem como objetivo conscientizar mulheres que não estão afetivamente aptas para vivenciar a maternidade de que o ato da entrega voluntária de bebês para a adoção é uma atitude legal e responsável e que permite à criança receber todo cuidado e amor de uma família, garantindo a ela o direito à convivência familiar e comunitária.
Vitória, 08 de junho de 2018.
Informações à imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br