Escuta Judicial de Crianças e Adolescentes será tema de Seminário

forum assist sociais 280Programação contará com apresentação de palestras de juiz do TJSC e promotor do Paraná, entre outros especialistas.

“Atendimento e Escuta Judicial de Crianças e Adolescentes no Sistema de Justiça: proteção e garantia de direitos”, este será o tema do Seminário que acontecerá no dia 23 de outubro, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça. Assistentes sociais, psicólogos, juízes, promotores, defensores públicos, delegados e demais atores que compõe a rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual são esperados para o evento, que acontecerá das 8 às 17 horas.

Entre os temas que serão debatidos está a construção de possibilidades de atendimento e escuta respeitosa e protetiva no sistema de Justiça. O assunto será abordado pelo promotor de Justiça no Estado do Paraná e mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Lisboa Murillo José Digiácomo.

A especialista em Violência Doméstica pelo Laboratório da Criança do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e coordenadora técnica do Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI) do ABCD, Lígia Maria Vezarro Caravieri, tratará do assunto: “O atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual na perspectiva da proteção integral e da prioridade absoluta.

No período da tarde, o juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) Alexandre Morais da Rosa, que também é coordenador do Grupo de Pesquisa Judiciário do Futuro (CNPQ), doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná e professor adjunto de Processo Penal na mesma Universidade, falará sobre as problematizações do depoimento especial, suas implicações e aspectos jurídicos e éticos.

Logo após, a conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Juliana Iglesias Melin, e a representante do Conselho Federal de Psicologia no Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Josiane Gomes Soares, dividirão o tema: “Competências e autonomia profissional na escuta de crianças e adolescentes: o profissional como intérprete e as implicações ético-políticas”. O encerramento está previsto para as 17 horas.

O evento é promovido pelo Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos (FASP), em parceria com a Escola da Magistratura (Emes).

Vitória, 14 de outubro de 2015.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo