Os alunos conheceram a história, o funcionamento do judiciário e ouviram experiências de vida inspiradoras.
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eunice Pereira Silveira tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Tribunal de Justiça do Espírito Santo nesta sexta-feira (16/5). A visita proporcionou momentos de aprendizado, reflexão e aproximou a Justiça da comunidade.
No Centro de Memória, tiveram contato com a evolução do Judiciário, por meio de documentos, móveis e objetos antigos doados pelas comarcas. “Muito importante conhecer a história do nosso estado. É uma honra de vir aqui e ver tudo isso de perto”, disse o aluno Isaac Dutra Nogueira.
“Gostei principalmente de conhecer essas letras antigas incríveis nos documentos. Eu gostaria de agradecer ao tribunal e a minha escola por me proporcionar essa experiência”, contou Maria Hellizya Barbosa Costa.
No Gabinete do Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, acompanharam o dia a dia de quem atua com os processos e receberam conselhos para a vida. O servidor Francisco Bouissou contou que quando tinha a idade deles, teve câncer e estudada no hospital. Ouvia nos corredores que não iria chegar a lugar algum. Mas conseguiu dar a volta por cima. E ao redor do mundo. Estudou Direito Internacional e atuou em 9 países, inclusive na ONU, na Suíça.
“A forma que eu encontrei para superar todas as dificuldades foi estudando. Então, leiam muitos livros. Se dediquem, porque vocês podem estar aqui no futuro, como advogados, juízes, desembargadores, defensores, procuradores, caso sigam o Direito. Mas também podem ser médicos, engenheiros, o que vocês quiserem. Tudo depende do que vocês plantam hoje”.
Em seguida, os alunos ouviram a desembargadora Janete Vargas Simões, que contou sua trajetória de vida e de sonhos, desde quando estudava em escola pública até se tornar magistrada. E o juiz Fábio Gomes Gama, da 2ª Vara de Família da Serra, distribuiu uma cartilha sobre Justiça e Cidadania, e explicou sobre as leis, o que faz um desembargador, um ministro, deputado, um senador.
Ao final do encontro, foi aberto um concurso para os alunos que façam uma redação sobre a visita. As duas melhores receberão um prêmio patrocinado pela Esmages. “Conhecer a importância do Judiciário para a sociedade capixaba, como funcionam os processos, a história, a organização, tudo isso é conhecimento extremamente relevante para eles”, destacou a Professora de Geografia e Projeto de Vida, Cirlane Natal.
“Que nós tenhamos sabedoria para criar uma geração a nos suceder, preparada, serena, idealista. Se nós pudermos contribuir uma gotinha dágua para a criação desse oceano, estaremos felizes”, se emocionou o desembargador Pedro Valls Feu Rosa.
Vitória, 16 de maio de 2025
Texto: Tais Valle
imprensa@tjes.jus.br
Carol Veiga
Assessora de Imprensa e
Comunicação do TJES