Ética: o que eu tenho a ver com isso?

Isabella Mariano

Pensar em ética é como tentar explicar o tempo. Sabemos o que é, mas é difícil explicar caso nos perguntem. Ainda assim, é importante sempre nos questionarmos: ‘O que é ética?’ e ‘O que eu tenho a ver com isso?’.

Trata-se de um conceito abstrato, uma vez que se encontra no mundo da ideias. Não podemos tocar a ética, nem senti-la ou vê-la. Porém, ela não se limita às discussões e teorias. É possível praticá-la. Vivemos em sociedade, convivemos uns com os outros em família ou no trabalho. E, por isso, precisamos estar atentos em como devemos agir diante das outras pessoas. É necessário prestar atenção nos limites que existem em nossas relações pessoais para não corrermos o risco de abusar de alguém com palavras, ou mesmo, com pequenos atos.

No ambiente de trabalho, isso requer muito mais atenção. Lidamos, todos os dias, com pessoas diferente de nós, com problemas e, inclusive, virtudes diferentes das nossas. Por isso, não podemos ignorar o outro e tratá-lo da forma que quisermos, a despeito de suas emoções. É importante construir relações éticas e construtivas para gerar um ambiente de trabalho sadio e produtivo.

Nesse sentido, dentro do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES), a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) ficou encarregada de desenvolver ações em torno do Indicador 25 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que demonstra o Índice de Promoção de Valores Éticos e Morais em todo o Poder Judiciário.

O PJES tem o objetivo final de, até 2015, implantar o Código de Ética do Poder Judiciário. Por essa razão, a CSPS vem, desde o ano passado, realizando algumas atividades relacionadas ao tema. Para este ano, estão previstas algumas ações. A primeira delas é a campanha “Ética em Pauta”, que tem o objetivo de sensibilizar os magistrados e servidores do PJES sobre este importante tema e trazê-lo às nossas discussões e reflexões diárias.

Participe! Converse com seus colegas e se envolva. A ética não é somente um conceito abstrato, ela está em nosso dia-a-dia e em tempo integral.