Durante o evento foram realizadas diversas ações sociais, serviços de saúde, orientação jurídica e exposições de trabalhos de pintura, grafite, robótica e artesanatos
A praça João Acacinho, no município de Guaçuí, costuma ser bem movimentada, mas nos últimos dias 10 e 11 de abril, recebeu mais de mil pessoas para um nobre propósito: o evento “Movimenta Guaçuí”, organizado pelo Fórum da Comarca de Guaçuí, sob a direção da Juíza Diretora do Foro, Dra. Graciela de Rezende Henriquez.
O encontro contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaçuí, participação da equipe do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha com o ônibus, o NUPEMEC, a 6ª subsecção da OAB/ES, do Ministério Público, do Programa Margaridas, da Universidade São Carlos, além de diversos outros voluntariados.
O objetivo central do “Movimenta Guaçuí” foi promover a cidadania e combater a violência doméstica, proporcionando um espaço de escuta, acolhimento, conscientização e apoio à comunidade, com uma abordagem multidisciplinar. O evento foi realizado por meio de parcerias e voluntariado, sendo que cada gesto de solidariedade e cada ação conjunta tornaram-se uma força para promover proteção, dignidade e esperança.
Durante o evento foram realizadas exposições de trabalhos de pintura, grafite, robótica e artesanatos, com atrações de ballet, de música, de teatro, com oficina de Yoga, oficina de defesa pessoal, oficina de teatro, bem como serviços de assistência social, serviços de saúde, de orientação jurídica e corte de cabelo gratuito.
Texto: Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação do TJES