Com a transferência, os servidores inativos vão acessar o contracheque diretamente no Portal do Servidor do Estado do Espírito Santo.
A folha de pagamento de servidores inativos do Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) será gerida pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) a partir deste mês de julho.
A transferência da folha de servidores inativos do PJES ao IPAJM cumpre recomendação do Tribunal de Contas do Espírito Santo, sendo de fundamental importância para a consolidação da unidade gestora única previdenciária do Estado, conforme estabelecido no artigo 40, § 20 da Constituição Federal, bem como no art. 2º da Lei Complementar Estadual nº 282/2004.
Entretanto, o processamento da folha de magistrados inativos permanece sendo realizado pelo Poder Judiciário, conforme estabelecido no artigo 77, § 1º, da mesma Lei Complementar, de nº 282/2004.
A migração é a última etapa do processo de transferência, que teve início com as adequações técnicas necessárias no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes), em conjunto com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) e a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
Contracheque
Com a transferência da gestão da folha de pagamento ao IPAJM, agora os servidores inativos vão acessar o contracheque diretamente no Portal do Servidor do Estado do Espírito Santo.
Para ter acesso ao contracheque via internet, será necessário entrar no Portal do Servidor www.servidor.es.gov.br, e inserir o número do CPF e senha, conforme a imagem ilustrativa abaixo.
O passo a passo para acessar o Portal será enviado pelo IPAJM na próxima terça-feira (21/07) para os e-mails dos servidores inativos que estão cadastrados na base de dados do Tribunal de Justiça.
Caso a mensagem não chegue à entrada da caixa de e-mail (ou nas caixas de spam e de lixo eletrônico) do servidor inativo até o dia 23 de julho, basta entrar em contato com o Instituto preferencialmente pelo e-mail: atendimento@ipajm.es.gov.br ou pelo número (27) 3636-4193, das 12 às 16h.
Pagamento de benefício
Os servidores que tiverem conta-corrente terão o pagamento do benefício depositado automaticamente na conta.
Para os aposentados que têm cartão-salário e portabilidade (transferência para conta em outro banco), a portabilidade também será mantida.
Já quanto aos servidores inativos que possuem cartão-salário, será gerado um novo cartão vinculado diretamente ao Instituto. Por essa razão, será necessário entrar em contato com uma das agências do Banestes para recebimento do pagamento.
Serviço Qualquer divergência no pagamento ou na conta destinada ao crédito, ou, ainda, dúvida quanto a consignações, orientamos entrar em contato com o Instituto por meio do telefone (27) 3636-4193, das 12 às 16h, de segunda a sexta-feira, ou via e-mail atendimento@ipajm.es.gov.br. As Coordenadorias de Pagamento de Pessoal (CPP) e Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) também estão à disposição para tirar dúvidas dos servidores inativos pelos e-mails cpp@tjes.jus.br e csps@tjes.jus.br.
Vitória, 17 de julho de 2020
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br