Evento aconteceu dias 29 e 30/08, na Universidade Federal do Espírito Santo.
A 3ª edição da Jornada Científica do Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário do Espírito Santo (FASP) aconteceu na última semana, nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório Manuel Vereza, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A psicóloga Bianca Izoton Coelho, servidora da Justiça Estadual e integrante da Comissão Organizadora da Jornada Científica, explicou que o evento foi pensado para discutir temas da atualidade, como políticas públicas e questões de gênero, e sua repercussão no Judiciário. “As nossas profissões, de assistente social e psicólogo, são pautadas em valorizar a diversidade humana, assim como o nosso Código de Ética, e essa é uma oportunidade de pensar e repensar nossas práticas profissionais”, ressaltou.
O encerramento do evento contou com palestra sobre a “Criminalização da Diferença”, proferida pelo professor Acácio Augusto Sebastião Júnior, que é doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Além de professor adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES.
Já a palestra de abertura intitulada “Judicialização da Vida”, ficou sob a responsabilidade do professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, que é graduado em Psicologia (UFF), especialista em Psicologia Jurídica (UERJ), mestre e doutor em Psicologia (UFRJ).
A Jornada também abriu espaço para apresentações orais de artigos científicos elaborados por servidores e outros agentes públicos, cujos trabalhos são transversais às temáticas presentes no campo sociojurídico. Além de mesas-redondas com profissionais cuja trajetória de ensino, pesquisa e extensão estão ligadas à prática profissional dos atores do Sistema de Justiça Estadual.
Os trabalhos, que foram selecionados no mês de maio deste ano e organizados pelos eixos: “Gestão do Trabalho”, “Família”, “Sistema Penal”, “Criança e Adolescente” e “Gênero, Geração e Etnia”, poderão ser conferidos na Revista Científica do evento, que será disponibilizada em breve.
A Jornada Científica foi realizada pelo Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário do Espírito Santo, com o apoio da Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região e do Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região, da Ajudes, Sicoob Servidores e Sindijudiciário.
Serviço
jornadafasp@gmail.com |
Vitória, 02 de setembro de 2019.
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações da Comissão Organizadora) | elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br