No encontro, será discutido o atendimento ao homem autor de violência.
“Masculinidades e o atendimento ao Homem na Lei Maria da Penha” é o tema da mesa-redonda organizada pela Comissão de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos (FASP) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que acontece na próxima sexta-feira (27/06), de 13 às 15 horas, no Salão Pleno do Palácio da Justiça.
O evento tem como público-alvo os assistentes sociais e os psicólogos do Poder Judiciário Estadual, que bimestralmente se reúnem para discutir questões técnicas. De acordo com uma das coordenadoras da Comissão de Violência do fórum, a assistente social Emily Marques Tenório, os temas escolhidos são sempre pertinentes ao trabalho interdisciplinar.
Ela também explicou a escolha do debate em torno do atendimento ao homem autor de violência. “O Estado do Espírito Santo apresenta altos índices de violência contra a mulher e como esta é uma das demandas de atendimento dos profissionais do Poder Judiciário, a gente considera importante essa discussão, tendo em vista que ainda há poucas ações direcionadas ao homem. A proposta afirma também nosso compromisso ético político pelo fim da violência e da desigualdade de gênero”, ressaltou.
A formação será conduzida pelo representante da Comissão de Violência do FASP, Willer Tavares, que mediará a mesa composta pela professora universitária e doutora em Geografia pela UFMG, Gilsa Barcelos; pelo membro da coordenação do Fórum de homens capixabas pelo fim da violência contra as mulheres e tutor do curso de Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça da Ufes, João José Barbosa Sana; e, pela coordenadora do atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (CAVVID) da Prefeitura Municipal de Vitória, Lorena Padilha Pereira.
A professora Gilsa Barcelos fará uma abordagem teórica e histórica sobre as questões de gênero. A contribuição masculina pelo fim da desigualdade e violência de gênero será abordada pelo professor João José Barbosa Sana e a coordenadora Lorena Pereira falará sobre as experiências de trabalho com homens autores de violência.
Vitória, 25 de junho de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br