Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 02 de abril.

 
O autismo é uma síndrome que percebida no desenvolvimento infantil, e caracteriza-se por prejuízos nas áreas da comunicação, do comportamento e da interação social  além de modos repetitivos e áreas restritas de interesse. 
 
Segundo a Associação dos Amigos do Autista, essas características estão presentes antes dos 3 anos de idade, e atingem 0,6% da população mundial, sendo quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas. Estudos e pesquisas recentes sugerem que os primeiros sinais do autismo podem ser vistos em crianças bem novas, com 8 a 10 meses de idade: podem ser mais passivas, mais difíceis de acalmar ou não reagem quando alguém chama seu nome.
 
O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis e baseiam-se, atualmente, nos critérios internacionais propostos pelo CID (Classificação Internacional de Doenças) e pelo DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders).
 
Ainda não há marcadores biológicos e exames específicos para autismo, mas alguns exames, tais como cariótipo (com pesquisa de X frágil, EEG, RNM e erros inatos do metabolismo), teste do pezinho, sorologias para sífilis, rubéola e toxoplasmose, audiometria e testes neuropsicológicos são necessários para investigar causas e outras doenças ligadas.
 
É importante dizer também que, apesar do autismo apresentar-se na infância, suas características podem não se manifestar de modo pleno até que as demandas sociais o obriguem a ultrapassar suas capacidades limitadas.
 
Para o tratamento, o recomendado é que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção orientado e particular às necessidades de cada indivíduo, envolvendo intervenções psicoeducacionais, orientação familiar, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outros.
 
O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), onde família, profissionais e governantes procuraram se unir para a conscientização e alerta de uma síndrome que cada vez mais afeta novas crianças. 
 
No Espírito Santo
No Espírito Santo existe a Amaes [ http://www.amaesvitoria.org.br/amaeswp/ ], uma entidade privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública criada em 2001 no Estado do Espírito Santo. Oferece tratamento psico-pedagógico a mais de 100 autistas, buscando inseri-los no convívio social com autonomia e dignidade.
 
Como Abril é internacionalmente conhecido como o mês de conscientização do autismo, no próximo Domingo, dia 06 de abril, acontecerá uma Caminhada de Conscientização do Autismo, realizada pela Amaes, na Av. Dante Micheline, Praia de Camburi, às 08h. A saída será no estacionamento próximo à ponte.
 
Fontes: