Inovação tecnológica marca os 134 anos do TJES

O TJES vem se modernizando sempre preocupado em entregar uma justiça mais humana e acessível utilizando tecnologias emergentes.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) celebra, nesta sexta-feira (04), os 134 anos de instalação da Corte Capixaba, ocorrida no dia 04 de julho de 1891. Foram muitas mudanças e transformações sempre rumo à constante evolução na prestação de serviços. Nos últimos anos, a Justiça estadual migrou do processo físico para o processo digital, e investe cada vez mais em inovação tecnológica, por meio de soluções em inteligência artificial, desempenho de rede, segurança e infraestrutura em tenologia da informação, sempre com o objetivo final de melhorar o atendimento à cidadã e ao cidadão que precisa recorrer à Justiça.

“É com muita alegria que saúdo o aniversário do TJES reafirmando o nosso compromisso de torná-lo cada vez mais acessível, moderno, humano e digital. Durante todo o período de sua existência, o Tribunal consolidou a proteção dos direitos e garantias fundamentais de todos os cidadãos capixabas. Protagonizou ações verdadeiramente transformadoras em audiências públicas de temas constitucionalmente sensíveis e julgamentos históricos de grande impacto estadual e nacional. Além disso, o TJES vem se modernizando sempre preocupado em entregar uma justiça mais humana e acessível utilizando tecnologias emergentes. O Projeto Justiça Inteligente implementou ações fundamentais para ampliar o acesso à Justiça no formato de Secretarias Inteligentes, Comarcas Digitais, NAPES e outras ações estratégicas. Juízes e servidores do Poder Judiciário do Espírito Santo já contam também com ferramenta de inteligência artificial generativa integrada ao ambiente de trabalho, sempre sob supervisão humana. A novidade promoverá mais agilidade e eficiência na prestação dos serviços à população”, afirma o Presidente Desembargador Samuel Meira Brasil Jr.

Logo no início de suas atividades, em 1891, o tribunal atuava com apenas 5 desembargadores nomeados pelo então governador Antônio Aguirre. Atualmente, o TJES conta com 30 desembargadoras e desembargadores e, este ano, já julgou mais de 18 mil processos.

Mudança física de sedes

A sede do Judiciário também passou por mudanças ao longo da história. Na época da instalação, a Corte ficava no andar térreo do Colégio dos Jesuítas, onde hoje funciona o Palácio Anchieta. De 1912 a 1952, o prédio da Antiga Assembleia Legislativa abrigou o órgão, que, em seguida, passou a funcionar junto ao Fórum Cível, no Centro de Vitória, até ser transferido para sede própria, também no Centro da Capital, em 1971, para o prédio que, posteriormente, veio a receber o Fórum Criminal. Foi em 1995, então, que foi inaugurada a recente sede do Tribunal de Justiça, na Enseada do Suá.

 

Vitória, 04 de Julho de 2025

Texto: Elza Silva

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social do TJES
imprensa@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo